Geninho continua invicto no leão |
Numa partida em que atacou quase o tempo todo, enquanto o adversário apenas procurava se defender, demonstrando fragilidade ofensiva, o Sport venceu o América-MG, por 1 a 0, na noite desta terça-feira, na Ilha do Retiro, em Recife. Com o resultado, o rubro-negro pernambucano chegou ao seu sétimo jogo sem perder, seis deles sob o comando do técnico Geninho.
O América-MG, que vinha de vitória sobre o São Caetano, por 2 a 0, saiu do G4 da Série B do Brasileiro, com a sua sexta derrota na competição, a quinta como visitante. Somente nos 15 minutos finais da partida, o time do técnico Mauro Fernandes arriscou um pouco mais, quando fez o que não havia conseguido, na maior parte do tempo, levar perigo ao goleiro Magrão. Foi o 10º jogo da equipe mineira sem empatar, com cinco triunfos e cinco derrotas.
Desde o início do jogo ficou evidente que o América-MG priorizaria a defesa. Sem três titulares, suspensos pelo terceiro amarelo – o lateral-direito Marcos Rocha, o volante Dudu Araxá e o meia Irênio –, Mauro Fernandes optou em improvisar o zagueiro Otávio como ala, pelo lado direito. Nas demais posições, Dudu voltou ao time, após cumprir automática, e Helton Luiz entrou no meio.
O Sport, que nas seis partidas anteriores tinha empatado quatro vezes e vencido duas, entrou em campo disposto a somar três pontos para melhorar sua posição na tabela de classificação. Teve enormes dificuldades em seu sistema ofensivo, mas garantiu o triunfo pelo placar mínimo, que o levou a 24 pontos.
Na última rodada do primeiro turno da Série B, o Sport visitará a Portuguesa, no sábado que vem, no estádio do Canindé, em São Paulo, quando tentará manter a invencibilidade. Já o América-MG terá a chance de se reabilitar em casa, onde tem aproveitamento aproximado de 80%, já que pegará a Ponte Preta, que o ultrapassou e está com 32 pontos.
Os primeiros 20 minutos da etapa inicial foram marcados pelo domínio do Sport, que pressionou o adversário em busca do seu gol. Foram pelo menos três oportunidades de gols criadas pelo time da casa, que, no entanto, não conseguiu chegar às redes americanas. O América-MG, por sua vez, perdeu Fábio Júnior, contundido, aos 17 min, e que foi substituído por Laécio.
Na melhor oportunidade do Sport, aos 12 min, Wilson lançou Renato, pela direita, que tentou encobrir o goleiro Flávio, mas mandou a bola por cima do travessão, com muito perigo. Um minuto antes, o atacante Ciro tentou uma bicicleta, após cruzamento da esquerda, mas errou o alvo. Aos 19 min, o zagueiro americano Micão evitou a finalização de Ciro.
A pressão do rubro-negro pernambucano, aos poucos foi se reduzindo. Embora tenha mantido a posse de bola no campo ofensivo, a equipe comandada por Geninho só voltou a incomodar o goleiro Flávio nos cinco minutos finais. Na maior parte dos últimos 25 minutos, se não conseguiu levar perigo ao goleiro Magrão, por outro lado, a equipe do técnico Mauro Fernandes também quase não era ameaçada.
O Sport tocava muito lateralmente a bola e Marcelinho Paraíba, principal responsável pela criação das jogadas ofensivas dos mandantes, estava pouco inspirado. “O jogo está bom, estamos tendo espaço, criamos algumas oportunidades, o América quase não chegou ao gol do Magrão, é só ter tranquilidade e na hora da conclusão caprichar um pouco mais”, afirmou Daniel Paulista, no intervalo.
O goleiro Flávio reconheceu que o América priorizou o sistema defensivo. “Quando se joga contra o Sport na Ilha do Retiro e precisando do resultado, ele se torna adversário muito difícil. Nosso time teve dificuldade no primeiro tempo, jogando praticamente no nosso campo, se defendendo, mas graças a Deus o sistema defensivo conseguiu segurar o ataque do Sport”, observou o camisa 1 americano.
Como o volante Dudu foi um dos três jogadores americanos amarelados no primeiro tempo, contra dois do Sport, o técnico Mauro Fernandes o deixou no vestiário, substituindo-o por Neto Maranhão. O time pernambucano retornou com a mesma formação e reiniciou a partida pressionando. Logo no 1º min, Ciro acertou chute forte, bem defendido, no canto, por Flávio.
O Sport seguia atacando e conseguiu abrir o marcador, aos 12 min, com gol marcado por Montoya. Flávio fez bela defesa no primeiro lance, mas Ciro pegou o rebote e cruzou para o zagueiro colocar a bola nas redes americanas. O time pernambucano teve chance para ampliar a vantagem, mas não conseguiu. Depois que o zagueiro Otávio, improvisado de ala direita se contundiu, Mauro Fernandes colocou o atacante Diego, levando o América um pouco mais para o ataque. No contragolpe, o time da casa desperdiçou boas chances para aumentar o placar.
Posts Relacionados
Assinar:
Postar comentários (Atom)