Geninho continua invicto no leão |
Numa partida em que atacou quase o tempo todo, enquanto o adversário apenas procurava se defender, demonstrando fragilidade ofensiva, o Sport venceu o América-MG, por 1 a 0, na noite desta terça-feira, na Ilha do Retiro, em Recife. Com o resultado, o rubro-negro pernambucano chegou ao seu sétimo jogo sem perder, seis deles sob o comando do técnico Geninho.
O América-MG, que vinha de vitória sobre o São Caetano, por 2 a 0, saiu do G4 da Série B do Brasileiro, com a sua sexta derrota na competição, a quinta como visitante. Somente nos 15 minutos finais da partida, o time do técnico Mauro Fernandes arriscou um pouco mais, quando fez o que não havia conseguido, na maior parte do tempo, levar perigo ao goleiro Magrão. Foi o 10º jogo da equipe mineira sem empatar, com cinco triunfos e cinco derrotas.
Desde o início do jogo ficou evidente que o América-MG priorizaria a defesa. Sem três titulares, suspensos pelo terceiro amarelo – o lateral-direito Marcos Rocha, o volante Dudu Araxá e o meia Irênio –, Mauro Fernandes optou em improvisar o zagueiro Otávio como ala, pelo lado direito. Nas demais posições, Dudu voltou ao time, após cumprir automática, e Helton Luiz entrou no meio.
O Sport, que nas seis partidas anteriores tinha empatado quatro vezes e vencido duas, entrou em campo disposto a somar três pontos para melhorar sua posição na tabela de classificação. Teve enormes dificuldades em seu sistema ofensivo, mas garantiu o triunfo pelo placar mínimo, que o levou a 24 pontos.
Na última rodada do primeiro turno da Série B, o Sport visitará a Portuguesa, no sábado que vem, no estádio do Canindé, em São Paulo, quando tentará manter a invencibilidade. Já o América-MG terá a chance de se reabilitar em casa, onde tem aproveitamento aproximado de 80%, já que pegará a Ponte Preta, que o ultrapassou e está com 32 pontos.
Os primeiros 20 minutos da etapa inicial foram marcados pelo domínio do Sport, que pressionou o adversário em busca do seu gol. Foram pelo menos três oportunidades de gols criadas pelo time da casa, que, no entanto, não conseguiu chegar às redes americanas. O América-MG, por sua vez, perdeu Fábio Júnior, contundido, aos 17 min, e que foi substituído por Laécio.
Na melhor oportunidade do Sport, aos 12 min, Wilson lançou Renato, pela direita, que tentou encobrir o goleiro Flávio, mas mandou a bola por cima do travessão, com muito perigo. Um minuto antes, o atacante Ciro tentou uma bicicleta, após cruzamento da esquerda, mas errou o alvo. Aos 19 min, o zagueiro americano Micão evitou a finalização de Ciro.
A pressão do rubro-negro pernambucano, aos poucos foi se reduzindo. Embora tenha mantido a posse de bola no campo ofensivo, a equipe comandada por Geninho só voltou a incomodar o goleiro Flávio nos cinco minutos finais. Na maior parte dos últimos 25 minutos, se não conseguiu levar perigo ao goleiro Magrão, por outro lado, a equipe do técnico Mauro Fernandes também quase não era ameaçada.
O Sport tocava muito lateralmente a bola e Marcelinho Paraíba, principal responsável pela criação das jogadas ofensivas dos mandantes, estava pouco inspirado. “O jogo está bom, estamos tendo espaço, criamos algumas oportunidades, o América quase não chegou ao gol do Magrão, é só ter tranquilidade e na hora da conclusão caprichar um pouco mais”, afirmou Daniel Paulista, no intervalo.
O goleiro Flávio reconheceu que o América priorizou o sistema defensivo. “Quando se joga contra o Sport na Ilha do Retiro e precisando do resultado, ele se torna adversário muito difícil. Nosso time teve dificuldade no primeiro tempo, jogando praticamente no nosso campo, se defendendo, mas graças a Deus o sistema defensivo conseguiu segurar o ataque do Sport”, observou o camisa 1 americano.
Como o volante Dudu foi um dos três jogadores americanos amarelados no primeiro tempo, contra dois do Sport, o técnico Mauro Fernandes o deixou no vestiário, substituindo-o por Neto Maranhão. O time pernambucano retornou com a mesma formação e reiniciou a partida pressionando. Logo no 1º min, Ciro acertou chute forte, bem defendido, no canto, por Flávio.
O Sport seguia atacando e conseguiu abrir o marcador, aos 12 min, com gol marcado por Montoya. Flávio fez bela defesa no primeiro lance, mas Ciro pegou o rebote e cruzou para o zagueiro colocar a bola nas redes americanas. O time pernambucano teve chance para ampliar a vantagem, mas não conseguiu. Depois que o zagueiro Otávio, improvisado de ala direita se contundiu, Mauro Fernandes colocou o atacante Diego, levando o América um pouco mais para o ataque. No contragolpe, o time da casa desperdiçou boas chances para aumentar o placar.
[ Leia + ]
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra |
Torcedor declarado do Corinthians, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi homenageado nesta terça-feira em evento de comemoração ao centenário do time, no Parque São Jorge. O presidente do clube alvinegro, Andrés Sanchez, chamou Lula ao palco após um rápido discurso e o presenteou com uma pequena "coleção"; depois, o Clube dos 13 também fez sua homenagem.
Alguns dos objetos recebidos pelo presidente da República foram uma carteira especial de conselheiro do clube, uma caixa com todos os distintivos da história da equipe banhados a ouro, um "passaporte" de torcedor, uma faixa de "presidente da República Popular do Corinthians" e a camisa oficial de jogo do time, com o nome de Lula e o número 13 às costas - alusão à legenda do Partido dos Trabalhadores.
Depois de discursos mais longos de Orlando Silva, ministro do Esporte, e Fábio Koff, presidente do Clube dos 13, este último repetiu o gesto do mandatário corintiano e convocou Lula.
Desta vez, o presidente ganhou um troféu grande, simbolizando o "título de chanceler honorário do futebol brasileiro". Após as homenagens, foi a vez do próprio Lula discursar.
O presidente, porém, não compareceu ao show em comemoração ao centenário, na noite desta terça, no Vale do Anhangabaú. Ele foi aconselhado por seu staff a cancelar o compromisso e se dirigiu de volta para Brasília.
[ Leia + ]
Chegada de Robinho a Milão foi cercada de câmeras Foto: AP |
O Milan confirmou a contratação do brasileiro Robinho por quatro temporadas. Na manhã desta terça-feira, ele fez exames médicos e acertou sua transferência do Manchester City, da Inglaterra, por cerca de 15 milhões de euros.
Robinho, 26 anos, se juntará assim aos também brasileiros Ronaldinho, Alexandre Pato e Thiago Silva no clube italiano, seu terceiro diferente na Europa.
Contratação mais cara do Milan para a temporada, o novo reforço do clube italiano também terá a companhia de Zlatan Ibrahimovic, emprestado pelo Barcelona. Sua chegada foi facilitada pela negociação do holandês Huntelaar com o Schalke 04, confirmada também nesta terça.
Antes de ser emprestado ao Santos em janeiro deste ano, Robinho defendeu o Manchester City por 18 meses e o Real Madrid por três temporadas. Em 2008, sua negociação com o clube inglês também foi fechada no último dia da janela de transferências. À época, o City pagou 40 milhões de euros - maior quantia já gasta por uma equipe inglesa em contratação.
A venda de Robinho, que havia recusado duas propostas do futebol turco, também ajuda o City a diminuir suas despesas de mercado após gastar quase 200 milhões de euros em reforços para esta temporada. [ Leia + ]
Foto: José Luis da Conceição/Divulgação |
A Fifa e a CBF ainda vão se reunir para discutir de onde sairão os recursos para o projeto de 65 mil expectadores, uma vez que o projeto corinthiano era para 48 mil.
"O dinheiro público só pode ser investido em obras que atendam à população, como obras de infraestrutura para dar suporte ao estádio", ressaltou Goldman.
Na última sexta (27), o prefeito e governador se reuniram com Ricardo teixeira, para discutir a hipótese da abertura ser no estádio Corinthiano.
O governo da cidade de Salvador tinha anunciado a candidatura para a abertura da Copa, porém com essa decisão, os paulistas tem maiores chances de serem os anfitriões.
[ Leia + ]
Foto: EFE |
O ex-jogador argentino Francisco Varallo, último remanescente da final da primeira Copa do Mundo da história, disputada em 1930, no Uruguai, morreu hoje aos 100 anos, segundo informações divulgadas por familiares.
Varallo, que atualmente vivia em uma casa aos arredores de Buenos Aires, era o jogador mais jovem da seleção da Argentina que perdeu na decisão do primeiro Mundial para o Uruguai por 4 a 2, em 30 de julho daquele ano.
"Lembro-me nitidamente daquela final com o Uruguai, foi algo que me marcou para sempre. Foi um jogo duríssimo, em que os uruguaios nos venceram com autoridade. Tínhamos uma grande equipe, mas alguns jogadores amoleceram no segundo tempo e perdemos", lembrou o ex-jogador quando completou 100 anos, em fevereiro de 2010.
Em 2009, Varallo ganhou os noticiários ao perder para o atacante Martín Palermo o posto de maior artilheiro da história do Boca Juniors da era profissional, iniciada em 1931, com 194 gols.
Após balançar as redes 34 vezes, foi o artilheiro do Campeonato Argentino e da América do Sul em 1933.
[ Leia + ]
Passadas 17 rodadas, a liderança e a vice não mudaram, Flu e Corinthians seguem na briga, separados apenas 3 pontos, já que os cariocas empataram com o São Paulo em 2 a 2 em um jogo de vira-vira. Já o Corinthians fez a lição de casa e continuou com 100% de aproveitamento em casa vencendo o Vitória por 2 a 1.
Veja os outros resultados.
Vasco 1x1 Cruzeiro
Em partida muito equilibrada, Zé Roberto abriu o placara para os vascaínos, mas um gol no finalzinho do primeiro tempo de Fernando decretou o empate. O segundo tempo não foi tão emocionante quanto o primeiro. O técnico do Vasco, PC Gusmão, está invicto há 10 jogos.
Santos 2x0 Goiás
Sem o craque Ganso, o Santos foi à campo homenageando o camisa 10 que ficará fora por 6 meses. Zé Eduardo e Alan Patrick fizeram os gols e Neymar errou seu quinto pênalti no ano e não é mais o cobrador oficial. A derrota agravou ainda mais a crise no Goiás que amarga a lanterna com 13 pontos.
Internacional 1x0 Botafogo
O Inter tratou de parar o surpreendente Botafogo, ao vencer no Beira Rio com gol de Leandro Damião. Os cariocas vinham de cinco vitórias seguidas. Ambos com 27 pontos, na 4ª e 5ª colocação, respectivamente.
Ceará 2x2 Grêmio Barueri
Aos poucos o Ceará vai caindo na tabela, chegou a ser líder no começo, fazer uma disputa com o Corinthians, mais alguns tropeços levaram o time ao 7º lugar. Quem teve que correr atrás do resultado foi o mandante. O Ceará abriu o placar com Washington, mas Wesley estragou a festa e virou pra equipe de Prudente ainda no primeiro tempo. No segundo, Careca foi o salvador e empatou a partida e acalmou a torcida.
Atlético-MG 1x2 Palmeiras
Em duelo de Luxa e Felipão, o pentacampeão levou a melhor. Em jogo movimentado, o vira-vira palmerense veio com Marcos Assunção e Kléber. Berola fez o gol atleticano, não foi o suficiente pra deixar a zona da degola.
Guarani 2x1 Flamengo
Que partida no Brinco de Ouro. O Flamengo dominava a partida, abriu o placar no primeiro tempo com gol de Jean de cabeça aos 47'. Val Baiano não estava no dia, e perdeu cada gol... meu Deus! Os rubro-negros já contavam com oa vitória, mas o Bugre que não tinha nada haver com isso, em 2 minutos, conseguiu uma virada impressionante, com gols de Ailson aos 46' e Reinaldo num belo chute aos 48'. Com o resultado, o Guarani (23 pontos) passou o Flamengo (21 pontos).
Atlético-GO 2x2 Avaí
Jogando em casa, o Dragão queria embalar depois da vitória por 3 a 0 sobre o Palmeiras. Mas quem saiu na frente foi o Avaí, com gol de Vandinho aos 21' do 1º tempo. A virada veio com Elias, 28' e 42'. Mas o erro do Atlético foi de não manter o ritmo, chamou o Avaí que, com vandinho de novo, empatou aos 26' do segundo tempo, dando números finais.
Atlético-PR 1x1 Grêmio
Em tempos distintos, o Grêmio não fez um bom primeiro tempo e saiu atras no marcador. O gol saiu dos pés de Maikon Leite. No segundo tempo, os gaúchos melhoram e chegaram ao empate com Vilson, porém não foi o bastante para deixar a zona perigosa.
Foto: Agência EFE |
Câmera flagra briga. (Foto: reprodução) |
Considerado uma das grandes revelações do futebol inglês, o meia Jack Wilshere, do Arsenal, envolveu-se neste fim de semana em uma confusão e acabou detido em Londres. O jogador, 18 anos, já foi inclusive convocado para a seleção principal da Inglaterra. Ele foi a uma boate londrina com amigos e, na saída, tomou parte numa briga
O jornal "Daily Mail" captou com suas câmeras de segurança imagens da confusão, na qual um homem saiu com ferimentos no rosto e uma mulher teve o braço quebrado. A sede do jornal fica localizada exatamente no local da briga, em Kensington.
Segundo todas as fontes ouvidas pelo jornal e também de acordo com a assessoria do jogador, Wilshere teria apenas tentado apartar a briga, iniciada por um de seus amigos (o meia havia saído com um grupo de quatro) e supostamente o namorado da moça que teve o braço quebrado. Depois da confusão, a polícia chegou e levou para a delegacia todo o grupo, que foi autuado sob a acusação de agressão.
Horas mais tarde, todos foram liberados sob fiança. Wilshere e seus amigos deverão se reapresentar em meados de outubro para mais esclarecimentos. [ Leia + ]
Foto: Internet |
O Sport Club Internacional anunciou, no último sábado (28), a venda do Estádio dos Eucaliptos, localizado no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. Com lance mínimo de R$ 20 milhões, a construtora Melnick Even foi a responsável pela transação que, segundo fontes ligadas ao clube, pode ter chegado a R$ 28 milhões.
Onze empresas retiraram o envelope do edital de venda. Cinco apresentaram propostas, mas apenas três foram levadas em consideração pelo Inter.
"O valor alcançado atende às expectativas do clube, pois viabiliza o início das obras de modernização do Beira-Rio”, afirmou Vitorio Piffero, presidente do Inter. A reforma do estádio colorado está orçada entre R$ 120 milhões e R$ 150 milhões.
As obras começaram oficialmente há um mês, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acionou o equipamento de perfuração de solo parao posicionamento das estacas que vão sustentar a nova cobertura do estádio, a maior das intervenções que serão realizadas no Beira-Rio. O estádio não será interditado em nenhum momento durante o processo.
Até agora, já foram instaladas 15 das 130 estacas necessárias para a instalação da estrutura metálica. Após a reforma, o Beira-Rio poderá receber 62 mil torcedores. De acordo com o vice-presidente de Patrimônio do Interncional, Emídio Ferreira, todos os pilares da nova cobertura estarão em pé até o final do ano. Além disso, segundo o dirigente, cinco módulos de 23 metros para o suporte da cobertura serão posicionados até dezembro.
[ Leia + ]
Segundo informações divulgadas no site do Estado de S. Paulo há poucos minutos, o estádio do Corinthians vai sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014. A decisão foi tomada nesta tarde em reunião no Rio de Janeiro entre o governador de São Paulo Alberto Goldman, e Ricardo Teixeira, da CBF.
[ Leia + ]Trófeu da Competição Maior desejo dos clubes |
Em sorteio realizado no Fórum Grimaldi, nesta sexta-feira, em Mônaco, a Uefa definiu os grupos da Liga Europa 2010/2011. Apontados como fortes candidatos ao título, Juventus e Manchester City caíram no mesma chave (A), ao lado do RB Salzburgo, da Áustria, e Lech, da Polônia.
Atual campeão do torneio, o Atlético de Madri caiu no Grupo B e enfrentará Bayer Leverkusen, do meia brasileiro Renato Augusto, Rosenborg-NOR e Aris-GRE. O Liverpool, outra equipe tradicional que disputa a Liga Europa, está na chave K ao lado de Napoli-ITA, Steaua Bucareste-ROM e Utrecht-HOL.
Ao todo, 48 equipes estão nesta etapa da competição que começa no próximo dia 16 de setembro. Os dois primeiros de cada chave se garantem nos 16 avos de final junto com os clubes que ficarem na terceira colocação na Liga dos Campeões.
Grupo A : Juventus-ITA, Manchester City-ING, RB Salzburgo-AUS e Lech-POL
Grupo B : Atlético de Madri-ESP, Bayer Leverkusen-ALE, Rosenborg-NOR e Aris-GRE
Grupo C : Sporting-POR, Lille-FRA, Levski-BUL e Gent-BEL
Grupo D : Villarreal-ESP, Brugge-ALE, Dínamo de Zagreb-COR e PAOK-GRE
Grupo E : AZ Alkmaar-HOL, Dínamo de Kiev-UCR, BATE Borisov-BIE e Sheriff-MOL
Grupo F : CSKA Moscou-RUS, Palermo-ITA, Sparta Praga-RTC e Lausanne-SUI
Grupo G : Zenit-RUS, Anderlecht-BEL, AEK-GRE e Hadjuk Split-CRO
Grupo H : Stuttgart-ALE, Getafe-ESP, OB-SUE e Young Boys-SUI
Grupo I : PSV-HOL, Sampdoria-ITA, Metalist-UCR e Debrecen-HUN
Grupo J : Sevilla-ESP, PSG-FRA, Borussia Dortmund-ALE e Karpaty-UCR
Grupo K : Liverpool-ING, Steaua Bucareste-ROM, Napoli-ITA e Utrecht-HOL
Grupo L : Porto-POR, Besiktas-TUR, CSKA Sofia-BUL e Rapid Viena-AUS [ Leia + ]
Imagem: Globo.com |
Na parte final do treinamento da manhã, nas Laranjeiras, ele foi seguro por um grupo de companheiros e recebeu a tradicional ovada. O luso-brasileiro completa 33 anos nesta sexta-feira. [ Leia + ]
Nesta manhã, O presidente do Goiás e o técnico Emerson leão se reuniram para uma reunião, na qual o treinador pediu demissão. Na tarde de ontem (26), cerca de 50 integrantes de uma torcida organizada protestaram e pediram a saída do técnico. Após o fato, o presidente afirmou Leão como seu treinador.
Sem vencer a nove rodadas, o Goiás é lanterna do Brasileiro.
Visitantes dominam a rodada e vencem fora, somente Botafogo e Cruzeiro vencem em casa.
Botafogo 1x0 Ceará
Apesar do placar magro, foi o suficiente para o Fogão chegar à 5ª vitória consecutiva e assumir a terceira colocação. Mesmo não jogando um bom futebol, os cariocas conseguiram furar a retranca cearense e Jobson marcar o gol da vitória, aliás, o atacante vem sendo destaque da equipe.
Avaí 0x1 Internacional
Bi-Campeão da Libertadores, o Inter não abriu mão do Nacional e o zagueirão Índio tratou de garantir a vitória colorada. Com esse gol, o zagueiro artilheiro entrou pra história do clube, superando Figueroa.
Goiás 0x3 Fluminense
O líder abriu cinco pontos de vantagem para o Corinthians e agravou ainda mais a crise dos goianos. Com gols de Emerson, Washington e Marquinhos, o Flu venceu fora de casa e deixou o Goiás na lanterna. Nesta manhã, o técnico Leão foi demitido. Será que o São Paulo entra em contato?
Grêmio Prudente 0x1 Atlético-PR
O Prudente jogou em casa mais quem dominou a partida foi o Furacão, tendo mais posse de bola e chances de gol. Com o gol solitário de Branquinho, num belo chute, os paranaenses deixaram a zona da degola.
Cruzeiro 1x0 Corinthians
Teoricamente jogando em casa, a raposa tratou de brecar o Corinthians. A estratégia de Cuca em jogar defensivamente, tirando a velocidade corinthiana deu certo e logo no começo do jogo, com o gol de Montillo. Depois disso só deu Corinthians, que teve a chance do empate num pênalti, perdido por Bruno César.
São Paulo 0x0 Vasco
Vindo de boas vitórias, os vascaínos arrancaram um ponto fora de casa diante do São Paulo, que segue sem vencer e em crise, apesar da diretoria colocar panos quentes e desmentir isso.
Grêmio 1x2 Santos
De virada, os santistas venceram o Grêmio e mostrou ao técnico Renato Gaúcho que o trabalho vai ser árduo. Borges abriu a contagem; Neymar, que bateu dois pênaltis e converteu um, e Rodriguinho marcaram pro Santos. O ponto negativo foi a contusão de Ganso, que pode ficar seis meses longe dos gramados. O meia vai operar o joelho.
Vitória 1x1 Guarani
O Guarani tratou de arrumar a zaga e foi na retranca, mesmo assim Júnior furou a zaga e abriu o placar. Mais tarde, o empate campinense veio num pênalti acidental de Reniê, que foi convertido por Rômulo. Ambos seguem no meio da tabela.
Flamengo 0x0 Atlético-MG
Boa posse de bola porém, péssima criatividade. Assim segue o atual campeão Brasileiro. Mesmo pressionando o Galo, não conseguiu vencer jogando em casa e os mineiros, seguem sem vencer fora de casa.
Palmeiras 0x3 Atlético-GO
Zebra? O Atlético-GO deixou de ser lanterna ao vencer a equipe de Felipão com três gols de Elias em noite inspirada. Essa foi a 4ª derrota dos paulistas, que empataram 8 e venceram apenas 4. Seguem com 20 pontos.
No início desta temporada o Ceará começou jogando com um terceiro uniforme nas cores preta e dourado, em homenagem ao retorno do clube para a Série A do Campeonato Brasileiro. Porém, como não trouxe muita sorte ao time, a camisa, que não fez muito sucesso entre os torcedores, foi deixada de lado.
A parceria Penalty Cavalera também fez o terceiro uniforme de outros grandes clubes do Brasil, como Portuguesa, Vasco, Santa Cruz, Vitória e Remo-PA. A nova camisa do Ceará estará à venda nas lojas de esportes de todo o País e o preço sugerido pelo fabricante é de R$ 159,90.
[ Leia + ]
Duelo entre as duas equipes no Barradão |
História:
O Vitória foi fundado no dia 13 de maio de 1899 pelos irmãos Artur e Artêmio Valente. Vindos de uma tradicional família baiana, adquiriram o gosto pelo esporte na Inglaterra, onde estudavam. Ao retornar ao Brasil, trouxeram na bagagem a paixão pelo futebol, que iria acabar contagiando todo o país.
Já o Sport, foi fundado também em 13 de maio só que no ano 1905. O fundador do clube foi o também estudante Guilherme de Aquino que trouxe o futebol na bagagem quando foi estudar na mesma Inglaterra que Artur e Artêmio.
Uniforme:
Ambos os clubes adotaram o rubro-negro (vermelho e preto) como suas cores. A origem da escolha pela cor só é contada no lado dos pernambucanos. Boatos falam que Guilherme de Aquino tentou implantar o futebol no Clube Náutico Capibaribe, clube que praticava apenas o remo na ocasião e, foi negado o novo esporte. Chateado, Aquino adotou as cores "inversas" ao alvirrubro, Náutico, e por isso o Sport é rubro-negro.
Mascote:
O leão é o animal que reina nos dois estados. O popular, rei da selva, foi adotados pelas duas equipes. O Vitória é o Leão da Barra. O Sport é o Leão da Ilha.
Ídolos:
Alguns jogadores vestiram as duas camisas e, alguns foram ídolos nos dois clubes. É o caso do meia Jackson, que hoje defende as cores do Santa Cruz. O ex-lateral Russo também brilhou nas duas equipes.
Se isso tivesse sido contado por Ariano Suassuna pode ter certeza que muitos irão pensar que era mais uma estória deste tão exaltado autor nordestino.
[ Leia + ]
Twitter do reporter Wellington Araújo
O jogador Leandrão, autor do gol do título do campeonato pernambucano pelo Sport, foi dispensado junto com Pedro Júnior e Macel, fez severas criticas ao colegiado que cuida do futebol do clube.
Em off, o atleta soltou: "Tem gente que só sabe é construir prédio". Referindo-se a Gustavo Dubeux, membro do colegiado rubro-negro e empresário do grupo da construtura Moura Dubeux. [ Leia + ]
Foto: Internet |
O ex-médico da seleção francesa declarou que alguns jogadores que bateram o Brasil na final de 98 "apresentavam análises de sangue suspeitas", em entrevista ao jornal "Le Parisien", publicado ontem (25).
"As análises de sangue revelaram anomalias em vários 'bleus' logo antes do Mundial de 1998, principalmente os que jogavam em clubes da Itália", escreve o médico Jean-Pierre Paclet em seu livro "L'Implosion".
Paclet, responsável pelo departamento médico em 2006, disse que não saberia o que fazer se estivesse no lugar de Jean-Marcel Ferret. Entretanto, Ferret se defendeu, e disse que foram realizadas dezenas de análises para detectar "EPO (hormônio que controla a produção de hemácias) e outras substâncias ilícitas".
"Não encontramos nada. Houve duas pequenas anomalias em relação à taxa de hemácias no sangue, mas vinculadas ao cansaço do campeonato", completou Ferret.
Nas 296 páginas do livro, Paclet diz que o assunto é "questão de Estado" e que se as análises tivessem sido analisadas, teriam provas de doping.
Mais sobre o assunto aqui. [ Leia + ]
Além de tentar a contratação do técnico Cuca, atualmente no Cruzeiro, o São Paulo procurou também por Vanderlei Luxemburgo, do Atlético-MG. A informação foi dada pelo presidente atleticano, Alexandre Kalil, em entrevista coletiva nesta quarta-feira. O mandatário atleticano, entretanto, descartou a liberação do treinador.
"O São Paulo ligou ontem (terça-feira) para o Vanderlei Luxemburgo - um diretor do São Paulo. Mas temos uma coisa a ser feita no Atlético e ele está comprometido com isso", disse o dirigente.
Embora Vanderlei Luxemburgo esteja pressionado pela torcida do Atlético, Kalil usou o São Paulo como referência para manter o treinador. “Nós vamos mandar um técnico embora que o grande, poderoso, magistral São Paulo quer? Que maluquice é essa?”, afirmou o presidente atleticano.
O Atlético ocupa a 18ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 13 pontos somados e aproveitamento de 28,8%. Nas 15 rodadas disputadas, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo foi derrotado dez vezes e é quem mais perdeu entre os 20 participantes da competição.
Alexandre Kalil afirmou que há comprometimento mútuo entre ele e Vanderlei Luxemburgo. "Não existe comprometimento de um lado só. A própria palavra já diz. Quando você diz que está comprometido é porque tem alguém comprometido com você. Tenho certeza que é esse o sentimento dele, tenho certeza absoluta, porque ele me falou", observou.
O presidente atleticano disse ainda que é preciso ter cautela. "Temos de ter serenidade agora para que a lambança não seja feita, porque, no futebol, ela demora a ser corrigida", ressaltou Kalil.
O UOL Esporte entrou em contato com o São Paulo, que negou veementemente ter sondado os atuais treinadores de Atlético-MG e Cruzeiro. O vice de futebol Carlos Augusto de Barros e Silva disse que nunca houve isso.
"O São Paulo nunca fez nada disso. Eles estão equivocados, é um delírio, fantasia da parte deles", declarou Leco. "Se houve o contato é de alguém que não tem nada a ver com o São Paulo", declarou Leco.
Segundo o dirigente, no momento o técnico é Sérgio Baresi, e o clube tricolor irá apoiá-lo. "Neste exato momento não [procuramos treinadores]".
[ Leia + ]
Neste domingo, às 10 horas, irá restar apenas entulhos da atual Fonte Nova, a velha casa do futebol baiano com mais de 50 anos de história, que dará lugar à um moderno estádio para a Copa de 2014.
Foi preparado todo um cronograma, que tem início às 0h, todos os carros serão retirados dos locais proibidos. Por volta das 6h, nenhum pedestre e veículo pode estar nas redondezas, um carro de som vai anunciar a evacuação. Durante as próximas duas horas, a Defesa Civil vai inspecionar todas as 2,5 mil casas da região para garantir total segurança, que pode durar até às 9h.
Serão duas sirenes e depois, os 700kg de explosivos vão entrar em ação, dando início à uma Fonte Nova moderna. O primeiro sinal será às 9h45. Dez minutos depois, outro sinal será dado, e aí, serão 15 segundos de demolição. Após a demolição, as equipes irão analisar os efeito e as equipes de limpeza irão trabalhar até meio-dia.
Você pode acompanhar ao vivo através do portal2014, a partir das 9h.
FONTE NOVA
O estádio foi inaugurado em 28 de janeiro de 1951 e reinaugurado com a colocação do anel superior em 4 março de 1971, quando aconteceu o primeiro acidente, vitimando centenas de torcedores.
O maior público registrado foi entre Bahia e Fluminense-RJ, em jogo válido pela semifinal do Campeonato Brasileiro de 1988. Mais de 110 mil pessoas assistiram a vitória baiana por 2 a 1. Neste ano, o Esporte Clube Bahia se consagraria Campeão Brasileiro ao derrotar o Internacional-RS na final.
A parte triste da história foi registrada em 25 de novembro de 2007, quando parte da arquibancada do anel superior cedeu e 7 torcedores morreram ao cair de uma altura de 15 metros. Dezenas ficaram feridas. O jogo em disputa era entre Bahia e Vila Nova, pela série C do campeonato brasileiro. Na ocasião, a partida terminou empatada por 0 a 0, o que rendeu o acesso de ambas as equipes para a segunda divisão do futebol nacional.
O último amistoso da seleção canarinho está marcada para o dia 17 de novembro, em Doha, no Catar.
O técnico Mano Menezes aprovou o desafio:
"A qualidade da seleção da Argentina é inquestionável, e por isso podemos dizer que é uma partida muito bem colocada para ser a última do ano [...]. Vamos chegar ao amistoso contra a Argentina já em um nível avançado de avaliação do novo grupo. Enfrentar a Argentina na sequência será ótimo para a Seleção Brasileira".
Após 15 rodadas da Série A, vamos à uma breve análise e a situação de cada equipe, na ordem de classificação:
Fluminense - Tinha quatro pontos de vantagem sobre o Corinthians, mas tropeçou no clássico diante do Vasco e agora vê o Timão encostar.
Corinthians - Imbatível em casa, atropelou o São Paulo, literalmente. Agora está há dois pontos do tricolor carioca.
Botafogo - Surpresa e embalado por quatro vitórias seguidas. Já pensam na Libertadores.
Ceará - Começou com tudo e calou a boca de quem falava que brigaria para não cair. Está no G-4.
Avaí - Outra surpresa, vive um bom momento e foi pra fase internacional da Sul-Americana.
Santos - Já classificado pra Libertadores do ano que vem, usa o Brasileirão como um preparatório.
Internacional - Também classificado pra Libertadores 2011, vai tentar terminar no G-4.
Cruzeiro - Não tão bem assim, precisa melhorar se quiser disputar a competição intercontinental.
Vasco - Belos jogos pós-copa, Carlos Alberto 'comanda' o time.
Flamengo - Naqueles altos e baixos.
Vitória - Parece que não vai pra lugar nenhum, fica na zona mista.
Palmeiras - Que sina. O time que mais empatou rascunhou um embalo de vitórias mas, parou por aí.
Guarani/Atlético-PR/Prudente - Zona que não classifica pra lugar algum e aí terá uma boa briga... pra não cair.
São Paulo - CRISE, pra ser realista. Deixaram um aprendiz de treinador no comando enquanto 'estudam' um novo técnico. Foi atropelado pelo Corinthians e foi pouco, poderia ter sido humilhado, faltou jogar bola. É o 15º.
Grêmio - Que fase hein gaúchos. Depois da eliminação na Copa do Brasil o time sofreu uma enorme queda no rendimento.
Atlético-MG - Investiu muito e retorno zero.
Goiás - 19º colocado e crise política no clube, xii quando acontece isso...
Atlético-GO - Tem mais 23 jogos para sentir o sabor da Série A. Só.
O vice-presidente de futebol do São Paulo, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, afirmou nesta segunda-feira, um dia depois da derrota por 3 a 0 para o Corinthians, que a diretoria não está procurando um novo técnico e que Sérgio Baresi segue à frente da equipe tricolor pelo menos até a partida da próxima quarta-feira, contra o Vasco, no Morumbi. O dirigente, porém, se reunirá com o presidente do clube, Juvenal Juvêncio, para discutir o futuro do time.
As especulações envolvendo a troca no comando surgiram depois de o time ser totalmente dominado no clássico no Pacaembu. "Ele comanda o time na quarta-feira. Essa informação (de que ele foi destituído) não procede. Estamos analisando. Eu cheguei e o Juvenal havia saído há 10 minutos", apontou o dirigente, ao avisar que se encontrará com o presidente nesta segunda, no Morumbi.
Leco, porém, reforçou a confiança no atual técnico e negou que a atuação de domingo tenha sido a pior do São Paulo na temporada 2010. "Enfrentamos um adversário muito qualificado. O time não conseguiu jogar", lamentou o dirigente sobre a derrota que deixou a equipe tricolor a apenas dois pontos da tão temida zona do rebaixamento.
Sobre o risco de queda, aliás, Leco acredita que rapidamente o time sairá desta situação. "Muitos grandes clubes passaram por esta experiência. Nós não temos esta experiência e não gostaríamos de ter. Mas acho que não vai acontecer, porque temos forças para superar isso", disse.
[ Leia + ]
Ronaldinho brilhou com a camisa do Barcelona Imagem: Autor desconhecido |
Segundo o goleiro merengue, Victor Valdés, Ronaldinho merece receber homenagens pelo que fez no Barcelona. E pediu aos seus torcedores que não vaiassem o craque camisa 80 do Milan
"Ele sempre surpreendia com alguma jogada, sempre procurava trazer algo novo, algum toque de bola, alguma forma de levantar a bola, algo que só ele podia fazer. Era uma pessoa muito alegre que sempre dava bom clima ao vestiário" elogiou Valdés.
"Espero que (os torcedores) lembrem seus bons momentos e tudo o que Ronaldinho significou para nós" Completou.
Ronaldinho brilhou no Barcelona entre 2003 e 2008 quando foi transferido, em baixa, para o Milan. [ Leia + ]
Cinco jogos fecharam ontem a décima quinta rodada da Série B.
Ipatinga x Coritiba: O time mineiro surpreendeu o "Coxa", em Minas Gerais. Um verdadeiro massacre: 5 a 1, de virada. Uma grande estreia do novo técnico do Ipatinga, Márcio Bittencourt. O Ipatinga se mantém na Zona de Rebaixamento, porém cheio de moral que poderá dar uma reviravolta em sua situação. O Coritiba, por sua vez, estacionou nos 30 pontos, mas permanece líder absoluto na tabela.
Guaratinguetá x América/MG: Depois de um empate em 2 a 2 com o Brasiliense, o Guaratinguetá sofreu um revés em seus domínios. O América/MG mostrou do que é capaz e, nesta rodada, venceu o time de São Paulo por 3 a 1. O veterano Fábio Júnior, ex-Cruzeiro e Palmeiras, foi o principal responsável por colocar o América-MG no G-4 da Série B do Brasileirão. Ele marcou os três gols do time mineiro.
Icasa x Náutico: Icasa, que já havia mostrado confiança em vencer o alvirrubro pernambucano, fez seu dever de casa. Depois de um primeiro tempo equilibrado e muitos gols perdidos, o placar terminou 0 a 0. No segundo tempo, o Náutico voltou totalmente mudado...para pior! Com muitas falhas no setor defensivo, o Icasa aproveitou e marcou três gols. Os gols do time cearense foram de Juninho Xuxa, Carlinhos e Assisinho. Aos 32 minutos, o Náutico diminuiu com Rodrigo Pontes, mas não passou disso. Final: 3 a 1.
Santo André x Bragantino: Duelo de desesperados. Precisando escapar da famigerada Zona de Rebaixamento, dava-se a entender que o Santo André seria o favor, mesmo contando com o fator casa, certo? Errado. O Bragantino mostrou que quer estar vivo na competição, foi até o ABC Paulista e venceu o Santo André por 3 a 1, de virada. O que aconteceu foi uma troca de posições entre os dois clubes.
Por fim, Bahia x Brasiliense só empataram em Pituaçu. Por muito pouco, o tricolor baiano não perde na rodada. Em uma rodada em que quase todos os times da parte de cima da tabela foram mal, o time baiano não fugiu à regra e empatou com o Brasiliense por 1 a 1 neste sábado, em Pituaçu. Os visitantes saíram na frente com Moacri, e Jael igualou o placar já nos acréscimos.
Aconteceu na partida entre Santo André e Bragantino, válido pela 15ª rodada. O sistema de irrigação entrou em ação em pleno jogo, interrompendo a partida. O 'refresco' durou cerca de 3 minutos e não interferiu no decorrer do jogo.
A partida acabou com a vitória do Bragantino por 3 a 1. [ Leia + ]
A equipe do Grêmio Prudente foi punida e perdeu 3 pontos na classificação, além de pagar uma multa de R$ 1.000,00. A punição se deve a escalação irregular do jogador Paulo Marcos de Jesus Ribeiro.
Segue a nota oficial:
"A Diretoria de Competições da CBF comunica que o Grêmio Prudente/SP foi punido pela 2ª Comissão Disciplinar do STJD, em relação à partida do dia 23 de maio, contra o Flamengo/RJ, e perdeu três pontos na classificação do Campeonato Brasileiro da Série A 2010. Sendo assim, o Grêmio Prudente/SP ocupa a 19ª posição com 12 pontos na classificação da competição."
Veja o ofício da Diretoria aqui.
Projeto de modernização |
Atualmente só há os campos para atividades |
O Sport adquiriu o centro de treinamento Toca do Leão, na cidade de Paulista/PE, do clube Intercontinental em 2007 no valor de R$ 2 milhões e só agora dará inicio as obras de construção da inflaestrutura do local.
Haverá uma modernização nas instalações atuais, construção de alojamentos, lação de jogos, área de alimentação para os atletas e piscinas. Avaliada em R$ 5 milhões, as obras serão tocadas pela empresa Moura Dubeux, no qual tem como sócio o atual membro do colegiado rubro-negro Gustavo Dubeux.
Sala de imprensa e vestiário |
Gols da série B
Três jogos pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
A Portuguesa perdeu para a Ponte Preta em pleno Canindé. O único gol foi marcado aos 6 minutos do segundo tempo. William aproveitou a passada errada do zagueiro Romano, que tentou se antecipar ao lançamento, ficou de frente para a meta e não desperdiçou. A Macaca saiu com três pontos importantes e a Portuguesa sofre segunda derrota consecutiva na Série B.
Já no Serra Dourada, o Vila Nova prova a cada dia que o seu destino é a Série C. Junior Viçosa tabelou com Ciel e abriu o placar para os alagoanos. Aos 27 minutos, Pardalzinho dominou na grande área, driblou Paulo Musse e mandou para o fundo da rede. 1 a 1. Na volta para o segundo tempo, o Vila Nova passou à frente no marcador. Aos cinco minutos, os donos da casa balançaram a rede em chute forte de Davi. 2 a 1. Porém, a equipe alagoana deixou tudo igual quatro minutos depois. Luis Mário recebeu na grande área e rolou a bola para Júnior Viçosa, que livre de marcação, só empurrou para o gol vazio. 2 a 2. Aos 11, foi a vez de Audálio, de cabeça, ampliar para os visitantes. 3 a 2 ASA.
Por fim, o Figueirense não conseguiu vencer o Duque de Caxias, jogo que não acompanhei, então não darei tantos detalhes. O alvinegro catarinense poderia sair com uma vitória valiosíssima, se não desperdiçasse o pênalti, aos 45 minutos do segundo tempo, e só empatou no Rio de Janeiro. Final: 2 a 2.
Com os resultados, Duque de Caxias e Figueirense permanecem na mesma posição: em 15º e o outro, como vice-líder da competição. Vila Nova segue sendo lanterna e se complicando mais ainda, já o ASA subiu duas posições, agora é o nono colocado. A Portuguesa estacionou na quinta colocação, mas pode at´perder uma posição, caso o América/MG vença o Guaratinguetá; a Ponte, por sua vez, segue em ascensão. Agora ocupa a sexta posição.
Eles bem que tentam disfarçar, tentam blindar, mas já é inegável que uma crise no Goiás já esteja instalada há tempos. Hoje, o vice-lanterna da Série A do Brasileirão conhece a crise mais de perto, e pior, de modo fulminante.
Jogadores com salários atrasados, "bichos" - aquela premiação gordinha ou o famoso bônus que eu, você e muita gente gostaria de receber - atrasados, aliás 14 "bichos" atrasados. O rendimento já vem sendo visível em campo, o que prova que a crise é muito mais séria lá para os lados do esmeraldino.
Os atletas tentam disfarçar, alegando compromisso junto ao clube, dentre outras coisas. Mas não é assim tão simples.
Uma nota oficial emitida pelo clube diz o seguinte:
"Em mais um capítulo da conturbada vida política do clube, Syd de Oliveira se reuniu com o presidente do Conselho Deliberativo, Hailé Pinheiro, que teria sugerido ao presidente que renunciasse ao cargo administrativo do Goiás. Syd espantou qualquer possibilidade disso acontecer e que só renunciaria por infarto, derrame ou tiro."
Syd de Oliveira, se reuniu com o presidente do conselho, Hailé Pinheiro, onde este último pediu que o presidente renunciasse, senão a crise poderá ficar ainda pior. O rebaixamento está visível, Leão, de ultrapassado e inimigo da imprensa, não poderá fazer nada para evitá-lo. Aliás, não faz nada em nenhum clube que passa, isso na atualidade.
Um plantel com salários altos e que não rendem em campo ou que estão sendo até terceiro reserva do time, que é o caso do Felipe, que ganha R$ 120 mil reais para ser reserva do reserva no setor ofensivo, é o sinônimo de uma pura falta de planejamento no clube. Uma alta incompetência que reina o mundo do Goiás.
Na última quarta-feira (18), uma nova acusação envolveu o nome do presidente, de que ele teria escrito uma carta, entregue aos conselheiros na reunião de terça-feira, onde o presidente teria afirmado que o Goiás pagou algumas equipes para não ser rebaixado no Brasileirão de 2007. A assessoria nega que o presidente redigiu a suposta carta. Uma nova novela de acusações e troca de farpas vem por ai, ou seja, mais crise.
E assim, o Goiás deverá abrir a porta dos desesperados e atender a Dona Crise, que deve vir de mala e cuia para ficar morando de favor. E o Goiás que se vire pra sustentá-la. Ou não.
Dois jogos já foram cumpridos, pela décima quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B: O Sport, que aplicou uma sonora goleada no São Caetano em uma noite brilhante de Marcelinho Paraíba, por 4 a 1; e a surpreendente vitória do, ex-vice-lanterna América/RN diante do Paraná por 1 a 0, fora dos seus domínios.
Hoje tem três jogos pela Série B, daqui a pouco, às 21 horas: A Portuguesa, vinda de uma derrota para o Náutico recebe a Ponte Preta, no Canindé, o ascendente, mas não perigoso Duque de Caxias enfrenta o disparado Fiqueirense, no estádio do Engenhão; e o lanterna Vila Nova tentará fazer uma gracinha diante do ASA/AL, no Serra Dourada, em Goiás.
Eu vou optar pelo jogo do Vila Nova e ASA/AL, mesmo com total risco de dormir em alguns minutos da partida. Mas, convenhamos, o Vila Nova será o próximo adversário do Sport, né?
Sai a lista dos 23 jogadores de Mano que farão treinos em Barcelona entre os dias 30 de agosto a 9 de setembro.
GOLEIROS
Gomes (Tottenham), Diego Alves (Almería)
ZAGUEIROS
Alex (Chelsea), Tiago Silva (Milan), David Luiz (Benfica), Henrique (Racing Santander)
LATERAIS
Rafael (Manchester United), Daniel Alves (Barcelona), André Santos (Fenerbahce), Marcelo (Real Madrid)
MEIO-CAMPISTAS
Sandro (Tottenham), Ramires (Benfica), Douglas Costa (Shakhtar Donetsk), Lucas (Liverpool), Fernandinho (Shakhtar Donetsk), Carlos Eduardo (Hoffenheim), Hernanes (Lazio), Philipe Coutinho (Inter-ITA)
ATACANTES
Pato (Milan), Robinho (Manchester City), André (Dínamo de Kiev) e Hulk (Porto).
Fala, Boleiros! Post de estréia da minha coluna e vou começar com uma matéria bombástica e que pode te deixar com traumas: 10 dos jogadores mais desprovidos de beleza que jogam no Brasil, e no final tem um bônus ou um #gameover rs.
Tive muito trabalho ao idealizar esse Top10+1, que devido ao grande número de candidatos, fui obrigado a tomar tal decisão: fazer mais edições.
Pois bem, não vou alongar e me aprofundar em palavras...
Carlinhos Bala, hoje no Atlético-GO.
O velho Amaral, acho que se aposentou rs.
Dentinho, do Corinthians.
Durval, do Santos.
Finazzi, do Fortaleza.
Léo Moura, Flamengo.
Pará, também do Santos.
PH Ganso, caraca mais um do Santos rs.
Ronaldinho Gaúcho-tche!, do Milan.
Ronaldo Angelim, do Flamengo.
Ruy, hoje no Brasiliense, mais conhecido como Ruy 'cabeção'.
Eaí, o que achou da lista? Em breve, a segunda edição!
Foto: Reprodução / Site CNN |
- Paul passou os últimos dois anos de sua vida na Alemanha, mas ele é definitivamente um orgulhoso inglês. Por isso, está feliz por apoiar a candidatura Inglaterra 2018. Tivemos alguns contatos ligados ao futebol pelo mundo, mas Paul só poderia escolher por sua terra-natal - disse à CNN Nicola Hamilton, gerente da filial de Weymouth (Inglaterra) do Sea Life Center.
Apesar de Paul viver em uma filial alemã (Oberhausen) do Sea Life Center, ele nasceu num aquário da Inglaterra e fez jus ao seu país. O mais recente projeto é para que o polvo seja embaixador da candidatura.
[ Leia + ]
Torcida do Santa Cruz lotando o Arruda |
Auto-denominados os Torcedores Mais Apaixonados do Brasil, o Santa Cruz é um gigante no fundo do poço, mas seus torcedores exibi com muito orgulho suas camisas pelas ruas da capital pernambucana. Apesar da maior torcida de Pernambuco ser do Sport, é o tricolor que leva mais gente ao seu estádio, o Arruda.
O Bahia é outro gigante nesse assunto. Com média de 19.121 o tricolor baiano tem a melhor média da Série B seguidos respectivamente de Náutico e Sport. O Sport usou o critério campo muito bem em 2008. O clube construiu uma fama internacional da estádio da Ilha do Retiro. O clube venceu a Copa do Brasil batendo clubes como Palmeiras, Internacional, Vasco e Corinthians com a força da torcida. O goleiro Marcos, do Palmeiras, chegou a dizer que gostaria de ver o Boca Júnior jogar na Ilha e, apelidou o estádio de La Bombonilha, referindo-se ao estádio do Boca, La Bombonera.
Em outra ocasião, pela Libertadores da América, em 2009, o juíz da partida entre Sport e Palmeiras pela fase de grupo ordenou que fosse desligado o sistema de som do estádio, porém, não sabia ele que o som que ecoava naquela noite era da torcida do Sport. Também na Libertadores 2009, Jorge Fossati, então técnico do campeão LDU, aplaudiu de pé os pernambucanos.
Chego a conclusão que os investidores do futebol não têem ambição. Os maiores patrocinios, os melhores jogadores e os clubes mais estruturados estão no sul e sudeste, porém, no nordeste eles venderiam mais. Muito mais. Mas... paciência.
Em partida que Marcos comemorou 500 jogos com a camisa do Verdão, outro Marcos, o Assunção, deu a classificação a equipe paulista na vitória por 3x0, tirando a vantagem dos baianos que tinha vencido o primeiro confronto por 2x0.
Agora o próximo adversário nas oitavas de final será U. de Sucre (BOL), Colo Colo (CHI) ou Cerro Porteño (PAR). O Cerro espera pelo confronto entre os dois primeiros.
Foto: Ag. Estado |
trecho do globoesporte.com
O técnico Luiz Felipe Scolari não pode reclamar da torcida. Quem enfrentou a noite fria da capital paulista e compareceu ao Pacaembu empurrou o time do primeiro minuto até mesmo quando os jogadores já estavam nos vestiários para o intervalo. Mas a sincronia dos torcedores, que criaram um mosaico com o rosto de Marcos e o número 500 – alusivo à quantidade de jogos pelo clube - , demorou a aparecer em campo.
Usando o mesmo time que venceu o Atlético-PR no último sábado, pelo Brasileiro, Felipão viu o Palmeiras nervoso. Embora tivesse a bola por mais tempo, a equipe não conseguia marcar. Foram raras as vezes em que o goleiro Marcos foi ameaçado. A mais amedrontadora delas foi quando Ramon bateu uma falta, aos dez minutos. O camisa 10 do Vitória, que chegou a marcar na primeira partida, em Salvador, bateu para fora. Alívio nas arquibancadas e no banco de reservas alviverde.
A tensão atingiu também Scolari, que não parava de gesticular à beira do gramado. Aos 14, o treinador chegou a ser alertado pelo árbitro Heber Roberto Lopes de tanto que reclamava. A aflição de Felipão tinha motivo. Mesmo tendo a posse de bola, o Palmeiras não conseguia vencer Viáfara e a sua própria ansiedade por sentir que tinha que fazer logo um gol.
O panorama só melhorou depois de uma mudança de posicionamento em campo. Rivaldo, responsável pelo lado esquerdo, foi deslocado um pouco mais para o meio. Fabrício, zagueiro canhoto celebrado por Scolari, ficou na região para apoiar o ataque. O resultado veio aos 27 minutos, quando Luan fez boa jogada pela direita e tocou para Rivaldo. O meia/volante/lateral chutou forte, mas Viáfara novamente afastou o perigo.
Tadeu gol PalmeirasTadeu fez os dois primeiros gols (Foto: EFE)
A sequência palmeirense continuava tensa. Marcos Assunção bateu falta, e Viáfara tirou. Tinga cruzou na área, mas a cabeçada de Tadeu parou na trave. O relógio, para os palmeirenses, era um inimigo implacável e cruel.
Só nos acréscimos do primeiro tempo as sensações mudaram no Pacaembu. Da tensão, veio um alívio. Da precisão de um passe, veio a esperança. No toque certeiro de Marcos Assunção, um dos homens de confiança de Scolari, saiu o gol palmeirense. O passe foi para Tadeu, que só encobriu Viáfara e correu para o abraço, aos 47 minutos.
Abraços no campo e nas arquibancadas. Aplausos de Felipão para seus comandados. Um toque de esperança para a classificação. Um terço da missão estava cumprida.
"São Tadeu". "São Marcos Assunção"
Tadeu gol PalmeirasTadeu comemora o segundo gol (Foto: Ag. Estado)
Para ter a missão completada com sucesso, o Palmeiras precisava de mais dois gols – 2 a 0 empataria a conta e levaria a disputa para os pênaltis. Mas o Vitória voltou disposto a não facilitar as coisas para os paulistas. Ex-dirigente do Alviverde, o técnico Toninho Cecílio, do rival baiano, tratou de adiantar seus jogadores para conter a euforia palmeirense. Assim, ele aproximou Thiago Humberto e Elkeson de Schwenck. Mas os baianos não contavam com uma lambança do colombiano Viáfara.
Aos 12 minutos, o goleiro resolveu trocar as mãos pelos pés e complicou a vida do Vitória. Ele segurou a bola na lateral de campo e, pressionado por um rival, tocou para trás. Fabrício pegou a sobra e viu Márcio Araújo livre pelo lado direito. O volante, improvisado na lateral, chutou cruzado e a bola sobrou para Tadeu marcar novamente: 2 a 0.
Com dois gols, Tadeu se destacava como o nome do jogo. O placar empurrava a decisão para os pênaltis. E “São Tadeu”, improvisado no posto de salvador no gelado Pacaembu, entregava a definição da vaga para “São Marcos”, homenageado da noite e santo de fato na visão dos palmeirenses.
O volume de jogo palmeirense era muito superior ao do time baiano. Enquanto os paulistas já tinham dado 20 chutes em direção ao gol até os 35 minutos do segundo tempo, a equipe rubro-negra só havia arriscado em quatro oportunidades. No entanto, mesmo com o domínio, o terceiro gol, aquele que garantiria a classificação sem o nervosismo dos pênaltis, teimava em não sair.
Conforme os ponteiros do relógio avançavam, o Vitória se mostrava satisfeito com a loteria das penalidades. Elkeson, quando tinha a bola nos pés, procurava segurar um pouco as jogadas para deixar a partida mais morna. Nas arquibancadas, as palmas se alternavam com os dedos cruzados. E nascia outro santo no Pacaembu, outro 'santo' chamado Marcos dos Santos Assunção (seu nome completo).
Aos 43 minutos, o Palmeiras conseguiu uma falta na intermediária. Especialista, Marcos Assunção secou a bola com a camisa, se concentrou e disparou a bomba! O que parecia impossível estava acontecendo. O placar de 3 a 0 colocava o Alviverde na fase internacional da Sul-Americana. Festa nas arquibancadas. Era a noite de "São Tadeu" e "São Marcos Assunção" e claro, "São Marcos".
[ Leia + ]
Foto: Ag. Estado |
No começo, o pai de Neymar, Neymar da Silva Santos, e seu agente, Wagner Ribeiro, era a favor da transferência. Porém a estratégia 'de guerra' do Santos deu certo e o clube convenceu o jogador a assinar antes do presidente do Chelsea, Bruce Buck, ter a chance de uma reunião com Neymar (ele veio para acompanhar a final da Libertadores e tentar levar o jogador, sem sucesso).
- O projeto apresentado pelo Santos para Neymar é maravilhoso. Desde a imagem no exterior, sendo trabalhada aqui no Brasil com media trainning, até a assistência à família. Nunca vi nada igual - afirmou Wagner Ribeiro.
O salário subiu, e como subiu. O jovem vai ganhar o equivalente ao que ganharia no Chelsea, através de investidores, repetindo o que aconteceu com o Robinho e não ultrapassando o teto salarial do Peixe.
Agora, o objetivo é com PH Ganso. A diretoria pretende apresentar um projeto semelhante ao jogador e seus representantes.
- O nosso sonho é que os dois disputem o Mundial como jogadores do Santos - afirmou o presidente, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro.
[ Leia + ]
Em entrevista a TV Bandeirantes, Andrés Sanchez provocou mais uma vez o São Paulo, ao comentar o bicampeonato do Inter:
- Temos que dar parabéns ao Inter por ganhar do São Paulo. O resto para nós não interessa - disse o presidente.
Sanchez também disse que o conquista da Libertadores pelo Corinthians é questão de tempo. "Se o Corinthians jogar quatro ou cinco edições seguidas, vai ganhar. Não dá para jogar uma e ficar sem jogar por cinco anos. Tem que se acostumar a jogar sempre", e concluiu dizendo que o centenário só começa dia 1º de setembro.
Os amistosos que seriam realizados nos próximos dias 4 e 8 de setembro, foram cancelados pela CBF, por não encontrarem adversários importantes. Os convocados farão apenas treinos com o técnico Mano Menezes. paranão atrapalhar nenhum clube brasileiro na disputa do Brasileirão, nenhum jogador daqui será convocado.
A convocação desta sexta, será de jogadores do exterior, que vão se reunir na cidade de Barcelona, entre os dias 30 de agosto e 9 de setembro, segundo informação da Rádio Jovem Pan.
Isso pode frustar alguns jogadores, como caso do bruno César, artilheiro e destaque do Brasileirão, assim como o goleiro Fábio, do Cruzeiro, que se declarou frustado por não ter sido convocado para o amistoso contra os EUA.
Numa reunião realizada nesta quarta-feira (18), entre Portuguesa e a Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, a Lusa apresentou oficialmente a pretensão de sediar a Copa do Mundo no seu estádio, Dr. Oswaldo Teixeira Duarte, conhecido como Canindé.
Foto: Sérgio Berezovski |
Segundo o clube, a possível nova arena será construída através de parcerias com empresas privadas, sem nenhum envolvimento com o dinheiro público.
Outro fator apontado pela direção da Portuguesa é a excelente localização do Canindé, que fica próximo aos aeroportos de Cumbica, Congonhas e Campo de Marte, da rodoviária do Tietê e de duas estações de Metrô (Portuguesa-Tietê e Armênia).
[ Leia + ]
Inter vence por 3x2 o Chivas do México |
Pressionando a saída de bola da equipe gaúcha, os mexicanos forçavam o erro do Inter. Aos 12min, Sandro foi desarmado e Bautista chutou de fora da área, mas pegou fraco na bola e facilitou a defesa de Renan. Aos poucos, porém, o ritmo da marcação do Chivas foi diminuindo e o Inter foi encontrando mais espaços para sair jogando.
A equipe visitante passou a apelar para faltas duras para parar os avanços colorados; o Inter seguiu melhor no jogo, mas só conseguia chegar na bola parada. Aos 19min, cruzamento de D'Alessandro em cobrança de escanteio e cabeçada para fora de Sandro. A resposta veio três minutos depois, quando Fabián arriscou de longe e viu a bola passar perto do ângulo de Renan.
O domínio do time brasileiro crescia. Aos 23min, Tinga fez grande jogada ao passar por dois adversários e tocou para a entrada da área; Rafael Sobis fez o corta-luz e Taison bateu colocado, mas Michel espalmou bem. Com 26min, D'Alessandro assustou em cobrança de falta. Na sequência, Bolívar pegou sobra de escanteio e bateu para fora.
Assim como no jogo de ida, justamente quando o Inter parecia mais à vontade em campo, o Chivas abriu o placar. Aos 42min, após bola alçada na área, Omar Bravo ajeitou de cabeça e Fabián emendou um belo voleio sem chances para Renan, calando a torcida no Beira-Rio. O Inter pressionou até o intervalo em busca do empate, mas os mexicanos se seguraram, contando com ótimas intervenções do zagueiro e capitão Reynoso.
Segundo tempo
Novamente embalado pelo torcedor, o Inter começou acelerado na segunda etapa e assustou logo no primeiro minuto. Taison arrancou pelo meio e bateu de bico de fora da área, mas Michel defendeu em dois tempos. Pouco depois, foi Rafael Sobis quem arriscou de longe, e novamente o goleiro mexicano soltou para depois fazer a defesa completa.
O Chivas marcava com mais força que no primeiro tempo e os colorados tinham dificuldade para articular jogadas. Aos 8min, Kleber conseguiu enfiar bola precisa para Rafael Sobis na frente, mas o atacante vacilou ao tentar driblar o goleiro e acabou desarmado. Roth não esperou muito para mandar Giuliano aquecer: aos 10min, o "talismã" já se preparava para entrar em campo.
O andamento da partida era igual ao da etapa inicial: o Inter com a posse de bola, tentando escapar da marcação cerrada, e o Chivas só se defendendo. Até que, aos 16min, a resistência mexicana cedeu. Kleber fez levantamento preciso da esquerda e Rafael Sobis chegou antes do goleiro Michel para desviar para o fundo das redes; na jogada, o atacante colorado caiu de mau jeito e machucou o ombro direito.
Depois do empate, Giuliano entrou no lugar de Taison. Os colorados continuaram melhores e, aos 24min, D'Alessandro fez lindo lance: o argentino ameaçou chutar e deixou Reynoso no chão, mas a finalização foi defendida por Michel. Na sequência, o Chivas quase ficou na frente de novo. Após cruzamento na área, Renan saiu de soco e dividiu com Fabián, evitando o gol mexicano.
A partida era nervosa e, aos 27min, Reynoso protagonizou um lance de boxe ao dar três socos nas costas de Rafael Sobis sem ser notado pelo árbitro Oscar Ruiz. O atacante deixou o campo pouco depois para a entrada do garoto Leandro Damião, que mostrou estrela ao marcar o segundo gol do Inter aos 30min: ele escapou pelo meio, arrancou em direção ao gol e bateu forte. A bola ainda tocou na mão de Michel, mas entrou.
Ainda faltava o gol de Giuliano. E ele veio aos 45min, quando o meia recebeu na entrada da área, passou entre dois marcadores e deu um lindo toque por cobertura na saída de Michel, garantindo o título e a festa colorada.
Já nos acréscimos, Omar Bravo aproveitou rebote de Renan em cobrança de falta para desviar para o gol vazio e diminuir o prejuízo. O apito final de Oscar Ruiz, porém, veio na sequência, sacramentando a conquista do Inter. Nos minutos finais, houve cenas de pancadaria entre jogadores das duas equipes, mas logo a confusão terminou e deu lugar à comemoração.