por terraesportes
Em briga direta para fugir da zona do rebaixamento, o Grêmio Prudente recebeu neste domingo no Estádio Eduardo José Farah o Grêmio porto-alegrense e venceu o visitante por 2 a 0, aumentando a crise no time do técnico Silas, muito contestado pela torcida.
Ambas as equipes vieram de empates na rodada anterior, mas com conotações diferentes. Enquanto o time paulista foi até o Rio de Janeiro para enfrentar o Fluminense e comemorou o resultado, com um gol no fim, os gaúchos lamentaram a igualdade contra o Vitória no Estádio Olímpico.
Apesar da necessidade da vitória, nenhum time mostrou futebol para tal no primeiro tempo. O gol saiu de um lance isolado, em jogada de bola parada, aos 22min, quando Paulo César bateu uma falta pelo lado esquerdo do ataque. A barreira gremista formada por dois jogadores abriu, e o goleiro Victor não conseguiu chegar a tempo para fazer a defesa.
Essa foi a segunda jogada de perigo. Aos 7min, o goleiro Giovani já havia feito uma boa defesa em falta de longa distância cobrada por Edílson, que chutou forte, no meio do gol, obrigando o arqueiro a espalmar para escanteio.
Aos 31min, Wesley recebeu passe de Deyvid Sacconi e chutou forte. Victor fez uma grande defesa e evitou que o time da casa ampliasse o marcador. No rebote, Adílson cortou e mandou a bola pela linha de fundo.
Na volta ao segundo tempo, antes mesmo de completar um minuto, o time da casa teve um pênalti a seu favor, depois do zagueiro Rodrigo derrubar Wanderley na entrada da área. O lateral Paulo César chutou no canto direito do goleiro Victor, que pulou na bola e fez grande defesa.
Depois do susto, o panorama da segunda etapa não se alterou. Alguns ataques dispersos para ambas as equipes, sem muita criatividade. Aos 12min, João Vitor arriscou da entrada da área, a bola desviou na defesa e saiu pela linha de fundo, assustando os gremistas.
Aos 20min, o mesmo João Vitor recebeu o segundo cartão amarelo e deixou os anfitriões com um homem a menos. O Grêmio, no entanto, não conseguiu fazer valer a vantagem numérica. A melhor jogada da equipe foi um lance de escanteio, aos 34min, quando Jonas mandou pra fora o cruzamento de Fábio Rochemback.
Aos 46min, já nos acréscimos, em uma jogada de contra-ataque, Wanderley recebeu passe na grande área livre de marcação, preparou o corpo e, na cara de Victor, tocou na saída do goleiro, decretando a vitória do time paulista.