Uma verdadeira bomba surgiu hoje na coluna de Ancelmo Góis, no jornal O globo e publicada nesta segunda-feira, 25/5: o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke teria dito a Ricardo Teixeira, em encontro que tiveram ontem (24/5) em Miami (EUA), que a Fifa vetará o projeto de estádio “de uma grande cidade-sede”, no anúncio de escolha das cidades, “porque o projeto não está à altura de uma Copa do Mundo”.
Ao que tudo indica que o projeto eliminado pela Fifa será o do estádio do Morumbi, em São Paulo. Em reportagem publicada pelo Portal da Copa, em 16/4, arquitetos envolvidos nos projetos de arena para a Copa 2014 comentaram que o Morumbi havia desagradado aos representantes da Fifa, em sua visita ao estádio, em janeiro passado. A dificuldade de acesso e de estacionamento foram os itens apontados como os principais pontos fracos.
Ruy Ohtake, arquiteto responsável pelas reformas do Morumbi, afirmou em entrevista ao Portal da Copa, publicada em 20/5, que o estádio do São Paulo FC estava praticamente garantido na Copa 2014. “A prefeitura assinou um documento junto com o governo do estado, dirigido para a Fifa, confirmando o Morumbi como o estádio que representa a cidade de São Paulo na Copa”, disse Ohtake. Para o arquiteto, a inauguração em 2012 da estação de metrô São Paulo-Morumbi, distante 1,2 km do estádio, e a construção de um estacionamento de 3,2 mil vagas em frente ao complexo esportivo qualificariam o Morumbi para receber não apenas jogos da competição, mas também a abertura da Copa 2014. Vamos conferir domingo!