A torcida do Fluminense fez a parte dela, lotou o Maracanã, fez uma grande festa, mas foram os cerca de seis mil corintianos que saíram do estádio comemorando a classificação para as semifinais da Copa do Brasil. O empate por 2 a 2 deu a vaga para os paulistas, que vão enfrentar o Vasco nas semifinais da competição.
A outra vaga na final será disputada por Coritiba e Internacional, que eliminou o Flamengo, com a vitória por 2 a 1, em Porto Alegre. A CBF realizará o sorteio para definição dos mandos de campo na tarde desta quinta-feira.
O primeiro tempo começou com o Fluminense pressionando. O Corinthians não conseguia passar do meio de campo e os tricolores trocavam passes, mas sem finalizar. Aos quatro minutos aconteceu o primeiro chute, com Eduardo Ratinho. A bola desviou na defesa e saiu pela linha de fundo.
Mais organizado em campo, o Timão abriu o placar logo na sua primeira chegada ao ataque. Aos seis minutos, Eduardo Ratinho fez falta em Jorge Henrique na entrada da área, do lado esquerdo. Chicão cobrou com perfeição e acertou o ângulo direito de Fernando Henrique.
O gol esfriou a torcida tricolor, que fez uma linda festa antes do começo do jogo e estava apoiando o time até o momento do gol. Mesmo com a vantagem, o Corinthians continuou em busca de mais gols e conseguiu aos 16 minutos. Dentinho lançou para Jorge Henrique, livre dentro da área. Com um toque de joelho na bola ele encobriu Fernando Henrique marcando o segundo gol corintiano.
Os dois gols sofridos assustaram o Fluminense, que quase levou o terceiro logo em seguida. Dentinho chutou cruzado e o goleiro tricolor espalmou para longe. Depois deste lance, um torcedor corintiano mais empolgado invadiu o gramado e foi prontamente retirado pela polícia.
A melhor chance criada pelo Fluminense acabou terminando em gol, mas bem anulado pelo auxiliar Roberto Braatz. Thiago Neves cruzou e Fred finalizou bem, mas em impedimento. Três minutos depois, novamente Thiago Neves deixou Edcarlos livre dentro da área. Ele chutou na saída do goleiro Felipe, mas pegou mal na bola. Já no fim do primeiro tempo, Conca arriscou de longa distância e Felipe defendeu em dois tempos.
Sob os olhares de Dunga, que convoca nesta quinta-feira a seleção brasileira para os jogos contra Uruguai e Paraguai, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, e para a Copa das Confederações, o Fluminense voltou com duas mudanças para o segundo tempo. O lateral-esquerdo Dieguinho entrou na vaga de Eduardo Ratinho e o atacante Alan ocupou o lugar de Maicon.
As modificações do técnico Carlos Alberto Parreira surtiram efeito e o Tricolor melhorou em campo. Pressionando o Corinthians desde o primeiro minuto, o Fluminense assustou logo aos sete. Thiago Neves chutou rasteiro, Felipe deu mais um rebote, e Fred chegou um pouco atrasado para finalizar. No minuto seguinte, Fred chutou forte por cima do travessão.
Enquanto o Timão só se defendia, o time de Parreira criava mais jogadas de ataque. Aos 16, Alan chutou forte e o goleiro corintiano defendeu em dois tempos. De tanto pressionar, o Fluminense marcou o primeiro gol. Aos 18, Conca finalizou forte de longe e Felipe espalmou, no rebote Alan cabeceou no canto esquerdo para diminuir a vantagem.
Animado com o gol, o Fluminense continuou em cima e logo marcou o gol de empate. Aos 23, Thiago Neves recebeu de Marquinho no meio da defesa e chutou na saída do goleiro. Depois de sofrer o gol de empate, o Corinthians resolveu jogar e chegou como perigo aos 31 minutos. Ronaldo, apagado em campo, matou a bola dentro da área e chutou para Fernando Henrique defender com os pés.
Os últimos minutos foram de pressão na base da vontade do Fluminense. Tartá, que entrou na vaga de Marquinho, buscou as jogadas pela esquerda de ataque, mas esbarrou na boa atuação da defesa corintiana. Aos 46, André Santos cobrou falta com perigo e Fernando Henrique pratica mais uma defesa.