Pirituba 2014: preconceito e desinformação
Depois de 60 anos, o Brasil volta a sediar uma Copa do Mundo. O maior evento esportivo traz grandes desenvolvimentos para o país anfitrião, tanto na economia como no turismo, prova disso é a África. O único porém é o pós-copa, que será dificil, quem ficará responsável em manter aqueles estádios? Diferente daqui, o país do futebol.
As sedes já estão definidas porém, a novela do Estado de São Paulo continua. O São Paulo FC fez diversos projetos de reforma do Morumbi, mas não cumpriram o prazo e nem as garantias financeiras que a FIFA impõe e dificilmente terá um jogo por lá.
A bola da vez é o projeto de Pirituba, porém o que não falta é gente tentando desmoralizar o bairro quando se fala em Piritubão _nome dado pela imprensa ao estádio_, sem mesmo conhecer a região.
O principal acesso ao futuro estádio seria a Raimundo Pereira de Magalhães, importante via que tem seu término em Campinas. Os acessos ao bairro são fáceis, tanto pelas pontes da Freguesia, Piqueri, Remédios e Atílio Fontana como também o Rodoanel, Bandeirantes e Anhanguera.
São mais de 1 milhão de habitantes na região de Pirituba, Jaraguá e Pq São Domingos. Eu sou morador de Pirituba e fico muito feliz mesmo com o projeto, não só por ser perto de casa podendo ir a pé, mas também pelos inúmeros benefícios, como a oportunidade de novos empregos e valorização da região.
O que rola por aí é preconceito e falta de informação. Jornalistas dizendo que a região tem casinhas e algumas favelas, tal como o Diego Zanchetta, do O Estado de São Paulo. Outros dizem que o próprio nome Piritubão não contribui para a imagem _blogueiro Milton Jung_, nome esse que a mídia mesma jogou aos quantro ventos. A CBF já se interessou pelo projeto, desde que tenha um investidor.
Agora, não querem dar o braço a torcer, ainda tem gente insistindo no Morumbi, embutir estacionamento não sei a onde, já que não existe tanto espaço assim. Já em Pirituba, tem de sobra, para a arena, shopping, estacionamentos e todo um complexo esportivo, terreno este concedido à Prefeitura.
Em questão de 48 meses, o bairro pode evoluir 20 anos. O prefeito Gilberto Kassab já oficializou as garantias finaceiras à FIFA, o Governo do Estado seria responsável pela construção da linha laranja do Metrô, ligando a Brasilândia à estação São Joaquim, na zona sul. A linha da CPTM que passa pela Vila Clarice seria transformada em um Metrô de
superfície. Segundo o diretor da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio, Luiz Paulo, a região foi a que menos se desenvolveu nos últimos 10 anos, mas tem capacidade de comportar as mudanças e se desenvolver.
Anotem aí, Pirituba tem muito a oferecer, então se não conhece está convidado e será bem recebido, e se você mora, vamos apoiar esta idéia.

- Pirituba 2014: preconceito e desinformação
- Ao contrário da África do Sul, Lula não foi na conversa da FIFA
- Andrade e Via vencem licitação do Estádio de Brasília
- ESPECIAL Copa 2014: O Canarinho pelo Mundo! - SEDE MANAUS
- Comissão de Turismo e Desporto debatem telemarketing para a Copa
- Avanços e atrasos dos estádios para a Copa
- Técnicos da Fifa deixam PE otimista para Copa das Confederações
- Estádios ecologicamente corretos para Copa 2014
- Arena Pernambuco ficando longe da Copa das Confederações
- Segundo Cetesb, terreno de pirituba está contaminado