"A FIFA recebeu,na manhã desta terça (16), um comunicado formal referente a marcação do pênalti que resultou na vitória brasileira"
A entidade máxima do futebol, em seu site oficial, publicou uma nota sobre o ocorrido e a atitude do árbitro.
Depois de analisar as evidências, incluindo o que foi relatado pelo árbitro Howard Webb na súmula da partida, a Fifa informou que o assistente número 1, Mike Mullarkey, foi o responsável por elucidar o caso.
Mike estava auxiliando Howard Webb no campo que fica no lado direito da tribuna da imprensa. No momento do lance que originou o quarto gol da seleção brasileira na vitória por 4 a 3 sobre o Egito, o inglês se encontrava próximo ao meio-campo, perto da posição em que fica o quarto árbitro.
De acordo com o comunicado da Fifa, publicado em seu site oficial, Mullarkey foi favorecido pelo ângulo de visão, o que acabou sendo determinante para que ele pudesse ver o toque de mão de Al Muhamadi, após chute de Lúcio, aos 45 minutos do segundo tempo.
Durante a confusão, os jogadores do Brasil disseram ter achado que a marcação havia sido feita pelo quarto árbitro, por intermédio do ponto eletrônico, pois ele assiste à partida por uma televisão.
