Barcelona anuncia Keirrison
O Barcelona confirmou, por meio de uma nota em seu site oficial, a contratação do atacante Keirrison, ex-Palmeiras e Coritiba, por cinco anos. O clube chama o jogador de "artilheiro" e "obcecado por gols", mas anuncia que o emprestará na próxima temporada para ganhar experiência. O seu destino não foi divulgado.
"Nascido para marcar gols. Esta é a melhor forma de descrever a nova contratação do Barcelona. Keirrison da Souza Carneiro. Ele ingressa no clube com a meta de repetir alguns dos mais iustres atacantes brasileiros do passado do Barcelona", diz parte da nota.
No dia 26 de junho, o Palmeiras anunciou a dispensa temporária do atacante para acertar detalhes de sua transferência para o Barcelona. O contrato entre o jogador e o clube paulista previa a liberação imediata caso o time catalão fizesse uma proposta.
A atitude da diretoria palmeirense deixou o técnico Vanderlei Luxemburgo irritado. O treinador insinuou que o clube estava virando uma "barriga de aluguel", disse que não trabalharia mais com o jogador e foi demitido no mesmo dia com a justificativa de quebra de hierarquia.
Desde então, Keirrison negociava os últimos detalhes com o Barcelona. A transferência foi fechada em 14 milhões de euros (cerca de R$ 38 milhões) e contrato tem validade de cinco anos.
Keirrison, 20 anos, deve se submeter a exames médicos na sexta-feira. A multa rescisória pode chegar a 16 milhões de euros (cerca de R$ 43 milhões), dependendo de quantos jogos ele fizer pelo time principal.
A decisão de emprestá-lo partiu do técnico Guardiola, que aguarda a chegada de Ibrahimovic para o lugar de Eto'o. "É muito jovem. Tem uns números muito bons. O clube decidiu contratá-lo, mas a princípio é para ser emprestado. Não conto com ele para esta temporada", disse.
Na nota oficial, o Barcelona relembra a trajetória de Keirrison, destaca que ele foi o artilheiro do último Campeonato Brasilero com 21 gols, quando atuava pelo Coritiba, e fez 13 gols no Campeonato Paulista pelo Palmeiras.
"Keirrison é um atacante de 1,81 m e 70 kg, combinado com faro de artilheiro, o que faz dele um atacante clássico que não desperdiça a menor chance na área, seu habitat natural. Ele é bom no ar e frequentemente chuta bem com as duas pernas, além de sua velocidade e capacidade física o deixarem como um homem difícil de marcar", completa o comunicado.
Por Terra