A 30ª rodada está bastante agitada. Ela apimentou de vez a Série B. O Sport, com a boa vitória sobre o Duque de Caxias, diminuiu a distância para o G4 de 6 para 3 pontos, ajudado pelas derrotas de Bahia e América-MG. Já Coritiba e Figueirense mostraram porque são as equipes mais regulares do campeonato e estão muito próximas do acesso.
Em São Januário, o Sport transformou uma partida que tinha tudo para ser dura em um jogo tranquilo. O time de Geninho, com 3 zagueiros, jogou muito bem, seguro na marcação e eficiente no ataque, e venceu por 3 a 1, gols de Wilson, Dadá e Ciro (este artilheiro isolado da Série B, com 16 gols). Com o resultado, chegou aos 49 pontos e aproveitou os tropeços de América-MG e Bahia para encostar no G4. A diferença para as 2 equipes é de 3 pontos, mas como o Coelho tem 2 vitórias a mais, na prática, o Leão precisa tirar 4 pontos do time mineiro. Na próxima rodada, a equipe tem clássico contra um Náutico mergulhado na crise.
Embora tenha se aproximado do grupo dos 4 primeiros, a tarefa do Sport continua sendo bastante complicada. Para se ter uma ideia, esta continua sendo a maior distância do 4° para o 5° colocado na Era dos Pontos Corridos. Apenas 1 vez uma desvantagem de 3 pontos em relação a um dos clubes do G4 foi revertida faltando 8 jogos ou menos.
A favor do Rubro-Negro, os números recentes da equipe. Desde a 13ªClassificação do returno após 11 rodadas rodada, quando Geninho assumiu, o Sport tem o melhor aproveitamento entre os 20 clubes (68,5% ). No returno, o time pernambucano tem a 2ª melhor campanha, atrás apenas do Coritiba (veja ao lado).
O problema é que América-MG e Bahia têm desempenhos parecidos no 2° turno, ou seja, não houve uma queda de rendimento dessas equipes. Nessa rodada, porém, os 2 times foram mal. O Tricolor caiu diante do Figueirense fora de casa, em um resultado até normal pela qualidade do adversário. O problema é que os baianos não jogaram bem e foram dominados durante quase todo jogo. O placar adverso só não foi maior porque Fernando teve uma das melhores atuações que eu já vi de um goleiro. Já o América sofreu uma derrota que não esperava, apesar do ASA viver um excelente momento – basta ver a classificação do returno. Foi a 5ª vitória seguida dos alagoanos, que não se preocupam mais com rebaixamento. O ASA, aliás, é o próximo do Bahia, em Pituaçu. Já o Coelho viaja ao Rio de Janeiro para tentar a recuperação diante do Duque de Caxias.
Quem está tranquilo na ponta da tabela são Coritiba e Figueirense. O CoxaJogadores comemoram um dos gols do Coritiba (Pedro Serápio/Agência Gazeta do Povo) segue mais líder do que nunca. Tomou um susto do Vila Nova, mas depois sapecou 5 a 1 e, além de manter a primeira posição, com 59 pontos, tornou-se o melhor ataque da Série B, com 55 gols. Pelas minhas contas, 2 vitórias nos 8 jogos que restam são mais do que suficientes para assegurar uma das vagas na Série A em 2011. O Figueira, por sua vez, ganhou o confronto direto contra o Bahia e, “de brinde”, viu outro rival, o América, perder em casa. Resultado: abriu 3 pontos para os adversários do G4 e 6 para o 5° colocado.
E o melhor, jogou bem. Aliás, muito bem. Como escrevi acima, não fosse o goleiro Fernando e o placar teria sido bem maior. O toque de bola e a força ofensiva do time de Márcio Goiano mais uma vez apereceram e o acesso também é questão de tempo. Um dado interessante, que comprova que essas são as 2 melhores equipes da Série B: Coritiba e Figueirense são os que ficaram mais rodadas no G4, 23.
A Ponte Preta, que poderia se aproveitar na rodada, perdeu novamente, desta vez para o Bragantino, no Moisés Lucarelli, e praticamente deu adeus às chances de subir. Quem voltou a ter esperanças é a Portuguesa, que derrotou o São Caetano. A missão da Lusa, no entanto, é difícil, pois são 6 pontos atrás do G4. Mas o time vem embalado pelas 2 vitórias seguidas com Sérgio Guedes no comando. Não custa nada sonhar!
Briga acirrada na parte de baixo da tabela
Se na luta pelo acesso o Sport conseguiu tirar uma boa vantagem, na parteErivelto comemora o gol da vitória do Brasiliense sobre o Ipatinga (Claudio Bispo/Brasiliensefc.com.br) de baixo da classificação não tivemos muitas alterações. O grande resultado da noite foi conquistado pelo Brasiliense, que, após 6 partidas, finalmente venceu sob o comando de Andrade e logo num confronto direto: 1 a 0 sobre o Ipatinga. Mas a exibição do time candango não foi boa e, na minha opinião, os mineiros mereciam um placar melhor, até mesmo uma vitória. Como o que vale é bola na rede, o Jacaré subiu para 17° e diminuiu a diferença para o Vila Nova para 4 pontos. Na próxima rodada as 2 equipes se enfrentam no Serra Dourada, em mais uma decisão. O Ipatinga, com 30 pontos, recebe o Bragantino e pode se aproveitar do resultado em Goiânia para melhorar sua situação.
Pra mim, a briga para não cair vai até o Guaratinguetá, o 13°, com 39 pontos. Incluí o Guará nessa pelo péssimo momento do time na competição. No returno, a equipe paulista tem a 3ª pior campanha e não vence há 5 jogos. Para completar, vive uma crise com a torcida e com os moradores da cidade, já que o clube vai mudar de município em 2011: vai para Americana.
O Náutico só não está em situação pior por causa da ótima campanha nas 10 primeiras rodadas, quando era líder com 76,6% de aproveitamento. Desde então, o Timbu conquistou apenas 23,3% dos pontos (14 de 60 disputados), o pior entre os 20 clubes da Série B. No 2° turno, o Alvirrubro também está em último. Para completar, a goleada sofrida nos Aflitos para o Paraná (4 a 1) aumentou ainda mais a crise no clube. A paciência da torcida acabou de vez e muitos protestos aconteceram no estádio. No final do jogo, o lateral César Prates, um dos mais criticados, afirmou que os salários estão 3 meses atrasados e disse que tudo era uma “palhaçada”. O técnico Roberto Fernandes, apesar de garantir que o clube não cai para a Série C, admitiu que há outros atletas insatisfeitos. A distância para o Z4 ainda é relativamente confortável (6 pontos), mas é menor a cada rodada. O próximo jogo é contra o Sport e nova derrota pode aumentar ainda mais a pressão alvirrubra.
Um dado para o Timbu se preocupar e para animar os times que estão embaixo. Abre o olho Náutico!
Acesse já o Ilha online: Clique aqui! [ Leia + ]
A rodada desta terça-feira (19) promete esquentar mais ainda a briga pelo G-4, grupo de acesso à elite do futebol nacional.
Os jogos válidos pela trigésima rodada serão:
19h30 | no estádio Dario Leite
Guaratinguetá x Icasa
19h30 | Anacleto Campanela
São Caetano x Portuguesa
19h30 | Serejão
Brasiliense x Ipatinga
19h30 | Moisés Lucarelli
Ponte Preta x Bragantino
21h | Couto Pereira
Coritiba x Vila Nova-GO
21h | Orlando Scarpelli
Figueirense x Bahia
21h50 | São Januário
Duque de Caxias x Sport
21h50 | Aflitos
Náutico x Paraná
21h50 | Machadão
América-RN x Santo André
21h50 | Arena do Jacaré
América-MG x ASA
É bom lembrar que os jogos são no horário de Brasília.
Lúcio: Tira a mão de mim Seu Merda. Você é um merda!
Foi assim que Lúcio respondeu o empurrão e xingamentos de Felipe Melo contra ele após uma entrada dura do zagueiro no goleiro da Juventus no clássico italiano.
Lúcio foi o capital da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010, onde o Brasil foi eliminado nas oitavas-de-finais e, Felipe Melo saiu por vilão após ser expulso da partida.
No final da tarde de hoje, foi assassinada no bairro Macaxeira, em Recife, com três tiros, a ex-jogadora do Sport Club do Recife, Josenir Martins da Silva, conhecida como Jô pelos boleiros, a atacante ficou famosa por marcar o gol de bunda sobre o Santa Cruz na final do campeonato pernambucano de 1999.
Segundo testemunhas, a jovem estava em uma loja de videogames na Rua Carlos Maringuela, por volta das 19h, quando um homem armado se aproximou e efetuou um disparo a queima-roupa em sua cabeça. Antes de sair, o criminoso ainda atirou outras duas vezes na ex-atleta, que morreu na hora.
A polícia ainda não tem pistas sobre o paradeiro do assassino e a motivação do crime. Apenas se sabe que o celular de Jô desapareceu após a morte da ex-atleta . O crime será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Santos 4x1 Cruzeiro
Neymar está de volta, com coreografia e tudo. O garoto que nos últimos dias só apareceu como pivô de polêmicas, voltou a fazer o que sabe, e bem: jogar futebol. Com uma excelente atuação, liderou o Santos na goleada sobre o Cruzeiro, por 4 a 1, neste sábado à noite, na Arena Barueri. O atacante participou das jogadas dos três primeiros gols e fez o seu no último lance da partida. O Alvinegro, que jogou parte do segundo tempo com um a menos (Zé Eduardo foi expulso) breca a ascensão da Raposa e volta a sonhar com o título, já que tem 38 pontos na 25ª rodada do Brasileirão, mas com um jogo a menos, na quinta colocação. Os mineiros têm 44 e seguem em terceiro.
Flamengo 1x2 Palmeiras
Com uma atuação segura e uma noite inspirada de Kleber, o Palmeiras dominou o Flamengo e venceu por 3 a 1, neste sábado, no estádio João Havelange, no Rio de Janeiro, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Gladiador marcou duas vezes. E Lincoln fez o terceiro gol palmeirense. Petkovic, de pênalti, diminuiu para o Rubro-negro.
O Flamengo perdeu a invencibilidade no Engenhão. Desde a inauguração em 2007, o time carioca tinha feito nove jogos no estádio, com sete vitórias e dois empates (clássicos contra Botafogo e Fluminense). Neste sábado, conheceu a primeira derrota. Já o Palmeiras segue como um visitante ingrato neste Brasileiro. São quatro vitórias, sete empates e só duas derrotas fora de casa.
Com o resultado, o Palmeiras pulou para o oitavo lugar com 35 pontos. O Flamengo segue com 28 pontos, na 15ª posição na classificação. Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Rubro-negro enfrenta o Goiás, na terça-feira, no estádio Serra Dourada, em Goiânia. Já o Palmeiras encara o Internacional, na quarta-feira, em Presidente Prudente.
São Paulo 0x3 Goiás
O Goiás humilhou o São Paulo no Morumbi. Com uma atuação desastrosa do Tricolor, diante da sua torcida, o Esmeraldino soube aproveitar as falhas do rival e venceu por 3 a 0 na noite deste sábado. Com o resultado, o time goiano ainda não sai da zona de rebaixamento (é o 18º, com 24 pontos), e os paulistas (em 9º, com 34) sonham cada vez menos com a possibilidade de título do Campeonato Brasileiro ou vaga na Libertadores da América.
Fora de casa e contra um adversário que vinha de uma sequência de duas vitórias (2 a 0 no Palmeiras e 2 a 1 no Guarani), o Goiás entrou no gramado do Morumbi com uma proposta clara de se defender e explorar os erros do Tricolor. E não faltaram erros são-paulinos para o Alviverde se esbaldar.
Atlético-GO 3x0 Gremio Prudente
Candidato ao rebaixamento desde o início do Brasileirão, o Atlético-GO dá sinais de que pode se manter na elite no ano que vem. Neste sábado, o time de Renê Simões venceu o Prudente com facilidade, por 3 a 0. O resultado tirou a equipe momentanemente do Z-4 e manteve o longo jejum de vitórias do Prudente, que não vence há dez partidas e é o lanterna da competição, com 17 pontos. A equipe goiana, que havia vencido o Goiás na última rodada, por 3 a 1, chegou ao 16º lugar, com 26 pontos, um a mais que o Avaí, que enfrenta o Ceará neste domingo, às 18h30m, na Ressacada.
Na próxima rodada, o Atlético-GO enfrenta o Cruzeiro, quarta-feira, na Arena do Jacaré, às 19h30m. O Prudente pega o Guarani, no mesmo dia e horário, em casa.
Guarani 1x0 Vasco
Numa partida em que o empate seria o resultado mais justo, o Guarani se aproveitou de um erro de arbitragem do árbitro Heber Roberto Lopes, que marcou pênalti inexistente de Dedé em Ricardo Xavier, e saiu com a vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, neste sábado à noite, no Brinco de Ouro da Princesa, pelo Campeonato Brasileiro. Baiano não desperdiçou a cobrança, aos 35 minutos do segundo tempo, que deixou o Bugre com 33 pontos ganhos, em 10º lugar na tabela, antes do fim da 25ª rodada.
Com a derrota, o Vasco, que precisava quebrar a sina de empates, se mantém com os 30 pontos e ocupa, virtualmente, a 14ª posição. O time saiu reclamando da atuação do árbitro, que curiosamente, no primeiro tempo, não havia marcado pênalti para o Guarani, de Jumar em Mazola, no fim do primeiro tempo.
Na próxima quarta, pela 26ª rodada, o Bugre vai ao Prudentão encarar o Grêmio Prudente. Na terça, o Vasco receberá o Santos em São Januário.
[ Leia + ]
Jogos ao vivo!!!
Hoje é dia de série B ao vivo!!!
Confira os jogos de hoje:
O MPPE divulgou um vídeo com várias explicações de como funciona o estatuto do torcedor e como é aplicado nos estádio pernambucanos. Vale a pena conferir.
Por Globo
O Lierse, décimo quinto colocado do Campeonato Belga, recebeu o Anderlecht, vice-líder, e conseguiu segurar o empate por 1 a 1.
Para obter este resultado, a equipe precisou da ajuda do gandula. O garoto que estava posicionado atrás do goleiro Silvio Proto, do Anderlecht, decidiu não repor mais a bola para retardar o reinício da partida.
Se Proto quisesse cobrar o tiro de meta, teria que ir atrás do gol e buscar a bola. Ele foi, pois queria vencer o jogo, mas acabou sendo xingado pelo gandula e, de quebra, ainda viu o menino encará-lo.
No final do jogo, não satisfeito, o garoto ainda foi até a entrada do túnel que leva os jogadores ao vestiário e aplaudiu ironicamente o goleiro.
É impossível negar que Ronaldo é um dos maiores ícones do futebol mundial em toda história. O artilheiro das Copas do Mundo. Proclamado Fenomeno pela imprensa italiana, logo, virou febre mundial. Hoje, é chegada a marca dos 32 anos do eterno ídolo de nossa seleção.
O jogador do Corinthians festejou seu aniversário ao lado de alguns amigos de longa data e famosos de alto escalão. Ao contrário das últimas festas, desta vez ele escolheu a cidade de São Paulo para a comemoração, fechando o bar Cortez, no bairro nobre do Itaim Bibi.
O fenômeno chegou por volta das 23h, sem a mulher, Bia Anthony, porque, segundo ele, ela "demorou para se arrumar". A moça foi aparecer mais de 1h30 depois, afobada, conversando bem rápido com a imprensa.
Entre os famosos presentes, Sabrina Sato, Rico Mansur, Fernanda Paes Leme, Roberto Justus e Ticiane Pinheiro, os jogadores Roberto Carlos e Vampeta, além do empresário Marcuz Buaiz e a mulher, a cantora Wanessa. [ Leia + ]
Estrela do Corinthians, Ronaldo, brilhou também no Barcelona |
Ainda em clima de comemorações dos 100 anos de sua fundação, o Corinthians pode ter um visitante ilustre em sua festa, mas apenas no ano que vem. Na edição desta quarta-feira, o jornal Folha de S. Paulo informa que o Barcelona promete visitar o Brasil entre 25 e 27 de maior de 2011 para participar de um amistoso com o clube alvinegro, em homenagem à marca histórica completada recentemente, no dia 1º de setembro.
De acordo com a publicação, as conversas para a chegada do atual campeão espanhol ao Brasil tiveram início em março de 2008, conduzidos por Thomaz Jarussi, da Smartvision. Pela presença no amistoso festivo, o clube catalão deve receber alto cachê, no valor de 2 milhões de euros (cerca de R$ 4,5 milhões). No entanto, ainda não estão confirmadas as presenças de astros da equipe, como Messi, Iniesta, Xavi ou David Villa. [ Leia + ]
A partida terminou empatada em 1x1. [ Leia + ]
Marcelinho na Cabeça!
Marcelinho sempre inova nas cores do seu cabelo |
A campanha já tem 109 nomes e ainda tá rolando na comunidade do clube na rede social.
Classificação da Série B
P Clube Pontos Jogos Vitórias
1 Bahia 40 22 12
2 Coritiba 40 22 12
3 Figueirense 39 22 11
4 América-MG 37 22 11
5 Ponte Preta 37 22 10
6 Sport 36 22 10 [ Leia + ]
Foto: Rodrigo Coco Arena AE |
O prazo aguardado pelo Grêmio para resposta oficial do centroavante Jael, procurado pelo clube para ser contratado, venceu e o jogador descartou deixar o Bahia. Assim, a direção do time gaúcho segue em busca de reposição para o ataque. Há duas outras possibilidades sendo analisadas, porém, ambos os jogadores são considerados caros pelos cartolas.
A primeira alternativa passa a ser Ciro, do Sport. O jogador teve destaque nas categorias de base da seleção brasileira e é pretendido pelo Grêmio. Porém, o comando do clube de Recife já informou que libera Ciro somente pela multa rescisória prevista em contrato: R$15 milhões.
A segunda opção é Júnior Viçosa, do ASA-AL. Grêmio e ASA mantiveram contatos na última semana para selar o empréstimo de Marcus Vinícius e Júnior já esteve em pauta. Por ser o principal jogador do time de Alagoas, o camisa 9 é supervalorizado, segundo a direção gremista.
Natural de Salgueiro-PE, Ciro tem 1,74 de altura e 21 anos. Júnior Viçosa também tem 21 anos e 1,82. Em ambos os casos o Grêmio buscaria comprar parte dos direitos dos jogadores. A preferência por Jael existia porque a negociação não acarretaria nenhum custo ao clube gaúcho por uma cláusula existente no contrato do jogador.
Atletas sem vínculo e com idade avançada são constantemente oferecidos ao Grêmio, porém não têm o perfil procurado. "Queremos jogadores que cheguem para jogar. Não adianta contratarmos um jogador mais experiente e mais caro que ainda vai precisar de adaptação e entrar em forma. Quem está sem contrato trabalha em academia e iria acabar jogando pouco", disse Alberto Guerra, assessor de futebol gremista.
Com prazo de inscrição no Brasileirão vencendo na 26ª rodada, ou seja, daqui a 10 dias, os diretores precisam se apressar para reforçar o elenco. Além de um centroavante, um atacante de velocidade também é procurado.
"O Grêmio tem poucos atacantes. Não tem nada a ver com a lesão do Borges. Quando cheguei já pedi novos jogadores, principalmente para o lado de campo, de velocidade. Agora perdemos o Borges e ficou ainda mais necessário. O campeonato é longo e difícil, não se pode trabalhar com apenas três ou quatro jogadores. Estamos procurando e o tempo é curto", disse Renato Gaúcho em sua última entrevista coletiva.
A dupla de ataque gremista será formada por Jonas e André Lima no duelo deste domingo, às 18h30, com o Avaí, na Ressacada. No banco de reservas Renato conta com Bergson e Roberson, porém nenhum deles é centroavante. Roberson é, originalmente, meia de armação e Bergson, com apenas 19 anos, é segundo atacante. [ Leia + ]
Câmeras inteligentes na Arena Pernambuco
Câmeras inteligentes com seleção de imagens pré-definidas. Esta ideia futurista já vem sendo implantada em grandes eventos esportivos e poderá ser aplicada em Pernambuco durante a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. O sistema, apresentado ontem pela Bosch no Seminário Copa 2014, tem o objetivo reforçar a segurança do maior evento esportivo da história do país. Trata-se de um aprimoramento das câmeras de monitoramento, com um sistema integrado de segurança.
Em salas de segurança para a visualização de imagens é comum ter um técnico observando uma tela com 20 imagens. O projeto consiste em ter a ajuda do próprio sistema, que identificaria possíveis movimentos incomuns nos vídeos captadas, de acordo com o gerente da Bosch, Marcos Menezes.
"São câmeras configuradas para situações de risco. Por exemplo: se na catraca alguém vem no sentido contrário rem relação à fila de entrada no estádio, a própria câmeras identifica esse movimento incomum para o técnico de segurança. Isso facilita no monitoramento, já que os técnicos costumam ter 20 ângulos numa tela e assim acaba passando alguns erros. Com essas câmeras, cria-se um sistema de pesquisa forense, com imagens seletivas", comentou Menezes. Ele acrescentou que o sistema consiste em um aumento de 15% no sistema tradicional.
Segundo o executivo, esse sistema de câmeras foi usado pela primeira vez na Olimpíada de 2004, no estádio olímpico de Atenas, na Grécia. No Mundial de 2006, seis arenas tiveram o aparato. O dado cresceu na última ediçã, quando nove dos dez estádios na África do Sul contaram com o sistema.
As negociações para implantá-lo na futura Arena Pernambuco, em São Lourenço, já começaram. "Nenhum estádio do Brasil conta com esse sistema. Nosso objetivo é continuar o crescimento dos dois últimos Mundiais. A negociação vai acontecer separadamente, com cada sede.
Falando da Copa, não de futebol
É possível passar horas debatendo o tema Copa do Mundo sem necessariamente falar de futebol? A princípio, a afirmação positiva pode soar contraditória. O maior evento esportivo do planeta, no entanto, vai muito além da bola. Pela manhã, o assunto no Seminário Copa 2014 envolveu questões estruturais, relegando a questão esportiva.
A Copa do Mundo prevê investimento na ordem de R$ 150 bilhões no país. Dentre todos os setores, dois segmentos destacam-se: construção civil e consultoria. Este último, mais aprofundado nas palestras de ontem. No foco das discussões, melhorias de infra-estrutura e no potencial do varejo. "A importância do evento é alertar os diversos setores da sociedade. O entorno de oportunidades exige qualificação de pessoal, oferta e modernização dos serviços", explicou o líder de expansão regional da IBM nas regiões Norte e Nordeste, Geílson Costa.
Executivo de uma das principais empresas de consultoria do mundo, Geílson foi um dos palestrantes. Outras empresas de consultoria foram representadas na explanação, sempre com a intenção de mostrar a viabilidade de soluções inteligentes e modernas para os diversos setores da sociedade. Para se ter ideia, o montante despejado nos próximos anos deve representar 2,17 % do Produto Interno Brasileiro (PIB) até 2014. Cerca de 3,63 milhões de empregos devem ser gerados por ano. Os mais otimistas acreditam em 2 milhões de turistas durante a Copa. Em Pernambuco, os investimentos deverão girar em torno de R$ 2 bilhões.
Correr contra o tempo significa preparar bem o terreno do próximo Mundial. O consultor internacional de infra-estrutura tecnológica em mega-projetos e eventos da Plantech, Hélio Ferraz, elencou os cinco pilares fundamentais para que Copa no Brasil alcance sucesso pleno: segurança, hospitalidade, comunicação, lazer e mobilidade. "O turista precisa se sentir seguro, ficar bem instalado, ter amplas opções de diversão, se locomover com eficiência e de desfrutar de bons serviços de internet e celular", resumiu.
Recife vai contar com cinema 3D para eventos esportivos ao vivo
Sala de exbição em shopping da cidade deverá mostrar jogos de futebol do país em três dimensões. Estreia será em 9 de outubro, com ópera de Nova York
O Recife contará com um local específico para transmissões ao vivo em 3D a partir do dia 9 de outubro. O cinema em três dimensões do Shopping Recife, na Zona Sul, será ser o primeiro da capital pernambucana com a tecnologia para eventos esportivos e culturais, em um investimento acima de R$ 50 mil. Atualmente, o Grande Recife com duas salas de exibição em 3D (a outra fica no Shopping Guararapes), mas apenas para filmes específicos.
A ideia visa transmitir, ainda que em caráter experimental, jogos de futebol. A informação foi repassada nesta quinta-feira, no Seminário Copa-2014, por Laudson Diniz, executivo da Casablanca Online, empresa responsável pelo suporte de infraestrutura tecnológica de 80% dos jogos transmitidos ao vivo no Brasil. A empresa foi a responsável por enviar as imagens da Copa das Confederações, em 2009, quando mandou quatro caminhões para a África do Sul.
Em 7 de julho, a semifinal do Mundial 2010, Espanha 1 x 0 Alemanha, foi transmitida em 3D no Recife em um evento fechado, numa ação pioneira no Nordeste. "Na Copa do Mundo, trouxemos aos cinemas alguns jogos em 3D. No México foram exibidas todas as 25 partidas com imagens captadas em 3D na Copa de 2010", afirma Laudson. Apesar de ter anunciado a novidade, Diniz. Segundo ele, a empresa ainda negocia os jogos que vão passar no cinema, além dos shows de música.
A declaração aconteceu durante a palestra da Casablanca Online - Copa do Mundo que ninguém vê - no Seminário da Copa 2014, que acontece no Recife, na 10ª edição do evento que vem circulando nas 12 subsedes da Copa do Mundo. A série de palestras acontece no Mar Hotel, em Boa Viagem, com apresentações de especialistas na área de segurança e tecnologia para grandes eventos esportivos. O evento foi promovido pela Câmara dos Dirigentes Lojistas do Recife (CNDL).
Fontes: Diario de Pernambuco e Odebrecht [ Leia + ]
Jogos ao vivo!
Ronaldinho solta o verbo!
"Nenhum outro jogador brasileiro foi melhor do que eu na Europa" Imagem: Fonte Desconhecida |
O meia-atacante brasileiro Ronaldinho Gaúcho ainda não se conforma em ter ficado fora da Copa do Mundo da África do Sul. Segundo o jogador, foi uma injustiça de Dunga não tê-lo convocado. Além disto, Ronaldinho acredita que pode chegar bem até o Mundial de 2018.
"Nenhum outro jogador brasileiro foi melhor do que eu na Europa (durante a última temporada). Eu merecia ser convocado. Estou jogando como nos tempos de Barcelona, mas as pessoas se acostumaram", afirmou o jogador, em uma entrevista ao jornal francês L'Equipe.
Antes da Copa, Ronaldinho havia dito que não assistiria a nenhuma partida da África do Sul. Segundo ele próprio, a promessa foi cumprida. "Eu não assisti a uma única partida. Nenhuma. Eu gosto de jogar futebol e não de ficar 90 minutos sentado na frente da televisão vendo um jogo", disse.
Depois de o técnico Mano Menezes ter declarado que gostaria de contar com ele durante seu tempo na seleção, o jogador do Milan afirmou que não quer só jogar a Copa de 2014, como sonha até com o Mundial de 2018.
"2014? Seria muito bom. Mas há também a Copa de 2018... Idade não é problema para mim. Eu tive como companheiro o Paolo Maldini, que jogou até os 40 anos. Eu quero ser como ele", acrescentou o brasileiro. [ Leia + ]
Foto: Reprodução |
O zagueiro Darren O'Dea, do Celtic, tomou conta dos noticiários escoceses nesta quarta-feira não por conta do seu desempenho nos campos. O jogador foi flagrado beijando seu ex-companheiro de equipe, o atacante neozelandês Chris Killen, atualmente no Shenzhen FC, da China.
A cena aconteceu em uma cassino na cidade de Glasgow e foi registrada pelas câmeras de segurança do local e divulgada hoje pela edição escocesa do jornal The Sun.
De acordo com uma fonte, os dois jogadores beberam demais durante uma festa com vários companheiros de equipe. Após um tempo começaram a rir e minutos depois estavam se beijando.
Segundo outra fonte, os dois atletas são conhecidos por serem grandes piadistas. Tanto que O'Dea, que namora uma menina de 26 anos, riu da situação e disse: "o Killen estava esperando um beijo de boa noite". Emprestado para o Ipswich Town, da Inglaterra, O'Dea deve voltar ao Celtic em janeiro [ Leia + ]
Foto: Divulgação |
A cidade de Salvador está confiante que poderá receber a abertura da Copa do Mundo de 2014. O chefe de gabinete da prefeitura local e responsável pelos assuntos da Copa 2014 na cidade, Leonel Leal, se encontrou nesta segunda-feira com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, e saiu satisfeito da reunião.
- Nada nos foi garantido, mas o presidente da CBF afirmou que Salvador está no páreo e tem condições para abrir o Mundial - disse Leal.
Ainda sem qualquer tipo de previsão para a divulgação do nome da cidade que vai sediar a abertura da Copa, Salvador já está fazendo sua parte e entregou para Teixeira um livro de apresentação da cidade e seus representantes se colocaram à disposição da FIFA para qualquer inspeção ou análise técnica. Agora, o pedido da cidade será avaliado por Ricardo Teixeira e pela organização da competição.
- Estamos fazendo a nossa parte, já começamos a torcer - concluiu Leal.
Além de Leal e Teixeira, estiveram presentes no encontro o secretário municipal da educação, cultura, esporte e lazer, Carlos Soares, do secretário extraordinário da Copa, Ney Campello, e do vice-presidente da Federação Baiana de Futebol, Manfredo Lessa Pinto.
[ Leia + ]
Não foi dessa vez que os meninos do Stjarnan fizeram a festa, o rival Valur deram uma sonora goleada por 5 a 1 ontem, domingo (12), e provocaram:
Ah, o gol solitário do Stjarnan, de pênalti, Bjornsson nem comemorou... [ Leia + ]
Para explicar melhor o conceito, basta ver as recentes campanhas de ambos. O Guaratinguetá vem de cinco partidas invictas e com duas vitórias consecutivas na bagagem. O Sport, por outro lado, não perde há nove jogos, somando a maior sequência invicta da competição.
O Sport não contará com o artilheiro da série B, Ciro, que encontra-se suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O técnico Geninho optou por Eliandro para fazer dupla com Wilson.
FICHA TÉCNICA:
Guaratinguetá x Sport
Local: Estádio Dario Rodrigues Leite, em Guaratinguetá-SP
Data: 11/09/2010
Horário: 15h50
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique-RJ
Auxiliares: Gilberto Stina Pereira-RJ e Michel Correia-RJ
Guaratinguetá
Jailson; Regis, Everton, Wagner e Renato Peixe; Célio, Marielson, Roberto e Marcinho; Serginho e Lucio Flavio.
Técnico: Roberto Fonseca
Sport
Magrão; Renato, César, Tobi e Dutra; Germano, Daniel Paulista, Fabrício (Élton) e Marcelinho Paraíba; Eliandro e Wilson.
Técnico: Geninho [ Leia + ]
Torcedores corais dão show na Série D |
A polêmica veio então do presidente do Guarany/CE, Luizinho Torquato. Em entrevista ao repórter da Rádio Jornal Fábio Mendes, o presidente do Guarany-CE, Luizinho Torquato, demonstrou certo menosprezo quando falava do time coral. "O Santa Cruz hoje só tem torcida e mais nada", subestimou o presidente.
Escute:
Minutos depois, entretanto, o presidente se contradisse, quando questionado pelo repórter sobre as consequências da declaração. Ele ainda acusou o repórter de colocar palavras em sua boca. A sorte é que, na rádio, os áudios testemunham cada palavra dita.
O duelo tem tudo pra pegar fogo. A diretoria do Santa Cruz está oferecendo combustível para que os tricolores formem caravanas pra ir ao jogo no Ceará. [ Leia + ]
Foto: Gabriela Ribeiro |
Mesmo com a liberação em julho da licença ambiental para a construção da Arena Recife, que receberá jogos da Copa, o início das obras do estádio caminha a passos lentos.
O cenário é de pouca movimentação no terreno de 270 hectares onde o empreendimento será erguido, em São Lourenço da Mata (19 km do centro de Recife). Além disso, posseiros ameaçam fechar o acesso à obra se o governo não pagar as desapropriações.
Nenhuma placa sinaliza que na área será construída a arena do Mundial. Um canteiro de obras começa a ser montado, mas seu escritório não possui internet ou telefone. Contêineres instalados na área funcionam apenas como refeitório.
Há quatro tratores no local. Mas de acordo um segurança do canteiro, as máquinas continuam paradas porque vem sendo feita uma pesquisa arqueológica na área que antecede a liberação da obra.
A Odebrecht, empresa responsável pela obra, afirmou por meio de assessoria que cumpre o planejamento definido para a primeira etapa da construção, com o início dos serviços topográficos, construção de acesso viário ao local, implantação do canteiro e instalação provisória de energia elétrica.
A construtora informa que recebeu autorização parcial para executar estas ações e que as pesquisas arqueológicas estão em fase de conclusão.
Até ontem, no entanto, a Odebrecht não havia divulgado o cronograma oficial da obra. A Fifa quer o estádio pronto em dezembro de 2012. Recife já descumpriu três prazos da federação internacional para o início da construção da arena –o último em 31 de maio.
Morador há sete anos, José Vieira ainda espera indenização do governo (crédito: Gabriela Ribeiro)
Mais fotos
ampliar
Desapropriações
Outro entrave à construção da Arena Recife são os posseiros que permanecem no terreno de 50 hectares onde será implantado o estádio, que não foram indenizados pelo governo de Pernambuco. Morador do local há sete anos, José Vieira reclama da demora para receber a indenização.
“O contrato foi assinado há quase dois meses e já tivemos muitas promessas de quando vai sair o dinheiro. Enquanto não me pagarem eu não saio daqui”, afirma.
A mesma reclamação é feita pelo morador Edilson José dos Santos, que afirma que o governo descumpriu a promessa de pagar a indenização 48 horas depois da assinatura do contrato. “Muitas pessoas derrubaram as suas casas e até agora não receberam”, diz.
A Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) afirma que o pagamento das indenizações vai começar a partir de 15 de setembro. “Os posseiros assinaram os processos de avaliação, que foram enviados para a Secretaria da Fazenda. A partir daí começaram a ser feitos os pagamentos, que atrasaram por problemas de ordem tributária”, diz o gestor de Regularização Fundiária do órgão, João Paulo Oliveira.
As indenizações foram divididas em duas etapas, segundo a Cehab. Na primeira fase, 130 famílias receberam os pagamentos pelas benfeitorias e foram desapropriadas. A segunda etapa vai indenizar um total de 194 famílias, sendo que 37 posseiros já receberam o pagamento.
Se o prazo estabelecido pela Cehab não for cumprido, os posseiros ameaçam fazer um protesto em frente à sede do órgão e fechar a rua de acesso ao terreno da Arena da Copa.
[ Leia + ]
Os profissionais do futebol italiano têm a intenção de fazer greve na quinta rodada do campeonato. O objetivo da classe é protestar devido a inexistência de um contrato coletivo de trabalho.
"A associação, em perfeito acordo com os jogadores da Serie A, decidiu não subir aos gramados para os jogos da quinta rodada do campeonato, nos dias 25 e 26 de Setembro", anunciou a instituição representativa da classe, em comunicado emitido nesta sexta-feira.
O problema que pode gerar a greve está em um entrave com a Liga italiana sobre o contrato coletivo de trabalho, que expirou no último dia 30 de junho. A principal reivindicação está na definição dos direitos dos jogadores que estão no último ano de contrato. De acordo com o sindicato dos futebolistas, é cada vez maior a pressão exercida pelos clubes para que os atletas indesejados se transfiram durante esse período. [ Leia + ]
Eu sei que estou em falta com o blog, e reconheço. A falta de tempo está me prejudicando bastante, mas prometo voltar a escrever com mais frequência.
O texto foi extraído do Blog do Torero sobre um dos times de expressão do Estado do Maranhão, que possui uma fiel e fanática torcida.
O Moto Club, ao lado do Sampaio Corrêa, é (ou era...) o maior clube de futebol do Maranhão. Um dos mais importantes times do Nordeste, dono de 24 títulos estaduais e de uma torcida apaixonada.
Infelizmente, o Moto fechou seu departamento de futebol profissional no último dia 27 de agosto. A alegação da diretoria, obviamente, é a falta de recursos financeiros.
Tive conhecimento dessa triste notícia pelo blog do jornalista Flávio Gomes, que indicou o texto "Morre o Moto", de Luiz Antônio Simas (blog "Histórias Brasileiras").
Peço a todos que leiam o belíssimo texto do professor Simas. Nele, o autor se indigna com "mais esse capítulo da transformação do futebol brasileiro em um ramo do big business, da consolidação dos clubes como valhacoutos de escroques travestidos em empresários e da proliferação de jogadores-celebridades desvinculados da história e das tradições dos times".
Tem muito mais, vejam lá, mas em resumo morre o Moto porque morrem, cada vez mais, as boas tradições, em nome do que se diz novo e moderno. Mais do que isso: morre o que deveria ser eterno pelo apreço ao fugaz, pelo consumo despropositado, pela força destruidora dele, sempre ele, o Mercado.
Tudo isso é realmente verdade, julgo eu, mas certamente não é toda a verdade. A verdade, se é que ela existe, é sempre mais cinza.
Luiz Antônio Simas escreveu um texto com alma, lírico, cheio de sentimento e, como já disse, verdade. Porém, seguem algumas considerações, intencionalmente frias e sem brilho, que misturam o preto e o branco em busca de algo mais cinza. E, ainda que menos poético, também real.
Afinal, por que morre o Moto e não o Sampaio Corrêa? São ambos os mais fortes clubes do Maranhão, com torcidas, tradições, conquistas e histórias equivalentes, não são? Por que morre um e o outro não?
Aliás, por que morre o Moto e não o Bacabal? Nesse caso, então, a comparação é quase indevida. Mas é justamente o time da capital, o mais poderoso e rico que está fechando, não o modesto. Por quê?
Apesar disso, não podemos ignorar que a confusão é generalizada e institucional no futebol maranhense. Escândalos, manipulação de resultados, falta de dinheiro. O atual campeão, o JV Lideral, pediu desligamento da Federação (parece que voltou atrás, se embananou...) e outros três clubes estariam pensando em também desistir do futebol profissional.
A grita é geral contra a Federação Maranhense de Futebol, acusada de promover competições mal-organizadas e deficitárias, além de não apoiar devidamente seus associados. Vale lembrar que são os próprios clubes que elegem seus representantes na Federação e que, sem dúvida, o Moto Club tem enorme influência política.
Mas por que o Moto, como um dos mais importantes clubes maranhenses e líder natural de todos os outros, não começou uma revolução no futebol do estado? Por que não juntou forças com os demais times e propôs a criação da Liga Maranhense, por exemplo? Por que não se articulou em grupo com seu pares para organizar o próprio campeonato, o próprio calendário, o próprio destino?
Poderia ter iniciado esse processo sem litígio nenhum, chamando a Federação e todos os interessados para a mesa. Elaborando, em conjunto com os demais, planos de melhorias esportivas, programas de adequação e conservação dos gramados e da iluminação dos estádios, estudos sobre a utilização dos recursos das leis de incentivo ao esporte, mais e mais maneiras de atrair o torcedor e muitas outras iniciativas. Um projeto ambicioso, mas com o pé no chão, gradativo, sem fórmulas mágicas.
A partir disso, com a criação de uma liga de fato e tudo o que isso implica, seria saudável parar de vilanizar o tal do Mercado e, melhor ainda, atraí-lo para o benefício de todos. Negociar contratos em grupo, criar novas oportunidades comerciais, estabelecer outras vertentes de patrocínio, trabalhar o licenciamento de marcas e produtos são só algumas das possibilidades que proporcionariam melhores condições econômicas às agremiações.
Fazer isso, com critérios e princípios, respeitando os torcedores, não é se render a quem quer que seja. É, pelo contrário, uma maneira de perpetuar a história de um clube. Numa outra realidade, mas que serve de exemplo à nossa, não me parece que Barcelona, Liverpool ou Milan estejam perdendo suas tradições por fazerem isso. Estão, na verdade, as ampliando.
Nada disso aconteceu. Não houve competência, nem iniciativa, muito menos visão e atitude de vanguarda. É por isso que as tradições do Moto Club não foram honradas. O Moto não morre "em nome da gestão empresarial, da modernização dos estádios, do estatuto do torcedor". Essas e outras coisas, ainda que sejam sinais de tempos menos românticos e encantados, o fariam viver melhor, preservariam "a aldeia, a terra, a comida da terra, a várzea, a esquina e o canto de cada canto".
O Moto Club não morreu, professor. Ele se matou.
Marcio R. Castro é palmeirense. [ Leia + ]
O BlogSports é o nosso novo parceiro. Nele, você pode acompanhar as partidas do Brasileirão 2010 ao vivo.
Então já sabe, favorite e quando não puder ir ao estádio, acompanhe pelo blogsports!
Kaká no Inter de Milão?
Kaká quando no Milan contra a Inter. Foto: Getty Images |
O Inter de Milão está interessado em contratar no fim do ano o brasileiro Kaká, do Real Madrid, quando for reaberta a janela de contratações na Europa, informa a edição desta quarta-feira do jornal esportivo italiano "Corriere dello Sport". Segundo o jornal, a contratação começou a ser cogitada nos bastidores do clube há pouco mais de uma semana, como resposta à chegada do sueco Zlatan Ibrahimovic - que jogou três temporadas pelo Inter - ao Milan.
A contratação do sueco, que deixou o Barcelona, irritou o presidente do Inter, Massimo Moratti, de acordo com informações do próprio "Corriere dello Sport". Ainda de acordo com o jornal, a intenção teria sido reforçada por uma conversa mantida entre Moratti e o treinador português José Mourinho, que deixou o Inter para acertar com o Real Madrid e teria afirmado que não está totalmente convencido de que pode explorar todo o potencial do brasileiro.
O grande elenco do time espanhol, que conta com outros jogadores da mesma posição, seria mais um ponto que facilitaria a negociação. Além disso, outro ponto favorável para a equipe italiana seria o fato de o brasileiro poder disputar a Liga dos Campeões, já que não vai participar da primeira fase da competição pelo Real por estar em fase de recuperação de uma cirurgia no joelho que o deixará afastado dos gramados por até quatro meses [ Leia + ]
Por Terra
Foto: Divulgação |
De acordo com a publicação, o presidente Andres Sanchez teria afirmado a interlocutores já ter em mãos uma proposta da Emirates pelo "naming rights" (direitos de nome) da arena, oferta essa que partiu do iraniano, que passou pelo Brasil recentemente e se encontrou com o mandatário alvinegro em evento social. No entanto, o valor sugerido ficou muito abaixo dos R$ 335 milhões necessários para salvar a dívida com a empreiteira Odebrecht e desagradou a cúpula corintiana. O jornal também informa que, nos bastidores do Parque São Jorge, a presença de Kia não é bem vista e tem gerado insatisfação de dirigentes e conselheiros, preocupados com a "imagem do clube".
Gols da série B
(8º)Sport 3x0 Brasiliense (14º)
(2º) Coritiba 3x1 Náutico (7º)
(17º)Santo André 1x1 Icasa (13º)
(18º) Vila Nova 2x1 Portuguesa (9º)
(16º) Bragantino 1x2 América/MG (5º)
(19º) América/RN 0x2 Bahia (4º)
(20º) Ipatinga 1x2 Paraná (11º)
(10º) São Caetano 0x1 Figueirense (1º)
Foto: Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com |
Parece que a fraca campanha do Atlético-MG no Campeonato Brasileiro tem deixado o presidente do clube de cabeça quente. Ontem, em entrevista a uma rádio paulista, Alexandre Kalil falou pela primeira vez sobre o disque-denúncia que uma torcida organizada do Galo disponibilizou para fiscalizar a presença dos jogadores na noite de Belo Horizonte.
O mandatário alvinegro se mostrou cansado das derrotas do grupo atleticano e apoiou a ação dos torcedores.
- Quem paga o salário do jogador é a torcida. De uma forma ou de outra. Ou dos ingressos, ou do pay-per-view. Então, eles são pagos pela torcida, pela paixão do atleticano. Na situação que o Atlético-MG está, eles têm o meu apoio.
Kalil soltou o verbo e até referendou uma possível postura violenta por parte da torcida alvinegra.
- Se quiserem virar a mesa, chamar a polícia, fazer o que for. Quando o time é líder, está ganhando, tudo bem. Nesse momento, a atitude da torcida do Atlético-MG está correta. Eles têm meu apoio, têm o apoio da presidência. Achei ótimo. Acho que os jogadores têm que se cuidar sim. O Atlético-MG não é brinquedo. E se eles tomarem um cacete na madrugada não vai fazer mal nenhum.
[ Leia + ]
Um verdadeiro sucesso!
Foi essa conclusão tirada após nossas primeiras transmissões ao vivo para nosso leitores. As transmissões de Palmeiras 2 x 3 Cruzeiro e Flamengo 0x0 Santos foram as primeiras de muitas que o Boleiros Brasil trará pra você.
Série A, Série B serão o nosso ponta pé inicial. Em breve a Champions League da Europa será mais uma atração.
Obrigado a todos que passaram a tarde conosco assistindo e, pra quem ainda não assistiu nossa programação, fiquem atentos com mais novidades.
Agradecido,
Cristiano Roberto
Para a equipe lusitana, porém, o revés significa o sexto jogo consecutivo sem vitórias, deixando os paulistas na oitava colocação, com 28 pontos. Para completar, a Portuguesa sofreu a terceira derrota em seu estádio em jogos seguidos.
Logo após o apito inicial, os dois times passaram a buscar o ataque, sem muitas preocupações defensivas. Aos 2min, Marcelinho Paraíba, único armador do Sport, apareceu na entrada da área e arriscou chute forte de canhota, que passou acima do gol de Weverton.
Aos 5min, Zé Carlos recebeu cruzamento na pequena área e cabeceou obrigando Magrão a fazer uma grande defesa. A resposta pernambucana veio aos 13min, com o artilheiro da Série B. Ciro recebeu na área, girou e chutou. O camisa 1 rubro-verde, no entanto, caiu e conseguiu espalmar.
A partir deste momento, as duas equipes encaixaram a marcação e o jogo perdeu em lances de perigo. Aos poucos a Portuguesa começou a impor sua qualidade ofensiva e dominar o jogo, ainda que de maneira tímida. Aos 30min, Marco Antônio fez ótima enfiada para Dodô, que apareceu livre na área, finalizou e viu Magrão operar um "milagre".
Pouco depois, aos 37min, Dodô chutou em cima da marcação e a bola sobrou para o lateral Paulo Sérgio, que chegou batendo para nova defesa do camisa 1 rubro-negro. Só que no lance seguinte, Fabrício cruzou da esquerda e o zagueiro Thiago Gomes apareceu entre os defensores rivais para testar firme de cabeça, abrindo o placar.
Para o segundo tempo, o técnico Geninho tirou o zagueiro Montoya para colocar o armador Fabrício. Com isto, o volante Tobi virou zagueiro, o Sport ganhou em criatividade e passou a pressionar, seja com as investidas do bom lateral Renato ou na experiência de Marcelinho Paraíba.
Até que, aos 13min, aconteceu o empate: Wilson aproveitou-se de uma bola mal afastada e rolou na direita para Ciro, que chutou cruzado, de trivela, tirando a bola do alcance do goleiro Weverton.
Com a igualdade, Vadão optou pelas entradas de Luis Ricardo e Malaquias para dar velocidade ao time. Com isto, Dodô e Thiago Gomes foram sacados.
Aos 23min, o volante Daniel Paulista arriscou um chute da intermediária e acertou o travessão. No rebote, Wilson chutou da ponta esquerda da grande área, com estilo, e acertou o canto de Weverton, que nada pode fazer. Era a virada nordestina.
O gol assustou a Portuguesa, que passou a buscar o ataque desesperadamente. Só que o time do técnico Geninho se fechou na defesa e tentou explorar os contra-ataques.
[ Leia + ]
Gols da série B
(6º) América/MG 1x3 Ponte Preta (2º)
(4º) Bahia 1x1 Bragantino (16º)
(5º) Náutico 1x0 Santo André (17º)
(8º) São Caetano 1x2 Vila Nova (18º)
Dagoberto discorda da atitude de Rogério Ceni |
A sugestão de Rogério Ceni sobre a substituição do São Paulo na partida contra o Atlético-GO ainda repercute e divide opiniões. Dagoberto discordou da atitude do goleiro, mas evitou falar muito sobre o assunto, enquanto o volante Richarlyson considerou a interferência completamente normal.
"São coisas que é melhor ficar na boa, respeito todo mundo. É uma autonomia difícil de ser questionada. Respeito, mas tenho meu modo de pensar", resumiu o atacante, que riu ao ouvir a pergunta sobre o episódio.
A polêmica aconteceu no segundo tempo da partida contra o time goiano, quando os reservas aqueciam atrás do gol do São Paulo. Rogério, então, chamou Cleber Santana e o orientou a pedir a Sérgio Baresi para entrar em campo. O meia relutou em seguir o conselho, mas foi chamado pelo treinador pouco depois e substituiu Marcelinho. Um dos mais experientes do elenco, Richarlyson considerou o caso normal
"Claro que, dentro do jogo, por um momento de concentração maior e ponto de observação diferente, talvez ele tenha visão melhor do que quem esteja fora. Não acompanhei este assunto, mas não teve quebra de hierarquia. O Rogério já teve conversa não só com Baresi, mas também com Muricy e Autuori. Ele tem muita facilidade para ver o jogo", afirmou o meio-campista.
Richarlyson ainda garante que os jogadores estão acostumados a tomar decisões, mesmo depois de ouvirem a preleção dos treinadores que passam pelo São Paulo.
"Em Libertadores, já aconteceu de o treinador falar para entrarmos em um posicionamento, mas, na boca do túnel, nós jogadores vimos que tínhamos de fazer diferente porque poderíamos nos dar mal. Um concordou em dar um passinho para um lado, enquanto outro iria mais para a esquerda... Ninguém ficava sabendo, e depois falavam que a mexida do treinador tinha dado certo", comentou.
Por isso, Richarlyson não entende o motivo de tanta polêmica envolvendo o capitão. "O Rogério vai fazer 20 anos de clube, enquanto há garotos que não têm isso em idade. Infelizmente, foi pego só nesse jogo. Por se tratar de treinador que não tem tanta experiência, talvez tenham essa interpretação, mas isso não vai mudar. O Rogério tem 20 anos de São Paulo e é importante colocar aquilo de positivo na equipe".
Logo depois da partida contra o Atlético-GO, Sérgio Baresi afirmou que colocou Cleber Santana no lugar de Marcelinho por vontade própria e que nem ficou sabendo dos conselhos de Rogério Ceni.
"Nunca cheguei a pedir, mas tudo que acontece em campo é para ajudar, principalmente com o Rogério. Naquele momento ele achou que alguém estava cansado e pediu para colocar o Cleber para fechar o setor do campo. Não foi para passar por cima, e sim corrigir posicionamento", avaliou Jorge Wagner. [ Leia + ]
Trailer do filme do São Paulo já foi mais assistido do que o trailer do Corintiano, Fiel, no youtube. [ Leia + ]
Com o jogo remarcado para o dia 13 de Outubro - diante do Vasco - devido as comemorações do Centenário, o Corinthians viu o Fluminense tropeçar diante do Palmeiras na despedida do Maraca. A equipe de Muricy saiu na frente com o gol de Emerson logo aos 15 do primeiro tempo. O jogo que foi truncando e com poucos lances de gol, se estendeu até os 48 da segunda etapa, foi quando o ex-Corinthiano Ewerton deu o presente do dia para a fiel torcida. Em jogada confusa, a bola sobrou e o palmerense dominou e deu um leve toque para o fundo do gol, decretando o empate.
Até 13/10, o Corinthians terá um jogo a menos que o Flu, e antes disso as equipes se enfrentam na 22ª rodada, dia 15/07. Na primeira partida, vitória corinthiana.
Santos 2x1 Avaí
Os santistas passaram sufoco, nem o gol relâmpado de Neymar no primeiro minuto de partida desmotivou o Avaí. Os catarinenses atacaram, principalmente no segundo tempo. Porém, aos 38' da segunda etapa, Neymar em bela jogada lançou Durval, que só teve o trabalho de cruzar para Marcel fuzilar com a canhota. O Avaí empatou aos 43 com gol de Válber. Santos no G4.
Grêmio Prudente 0x1 Botafogo
Com o gol solitário de Maicosuel, o Fogão assumiu a quarta colocação e o Prudente entrou no Z4. O primeiro tempo teve o destaque de Jefferson que fechou o gol. Já na segunda etapa, Joel foi determinante ao mudar o time e adiantar Maicosuel, autor do gol.
Vitória 0x0 Internacional
Em jogo morno e sem criatividade, não sairam do empate. Os baianos ocupam a 14ª colocação, já o Inter caiu para 5º.
Grêmio 1x0 Guarani
Renato Gaúcho comandou sua primeira vitória no comando tricolor, com o gol de Jonas, os gaúchos respiraram na tabela. O primeiro tempo foi totalmente do Grêmio, mas no segundo levou alguns sustos, porém mereceu a vitória.
Goiás 1x3 Atlético-MG
A bruxa está à solta no Goiás. Jogando em casa, os goianos viram o 'cantar' do Galo, que de virada, finalmente venceram fora de casa, com gols de Obina, duas vezes, e Diego Souza. Bernardo fez para o Goiás.
Cruzeiro 1x0 Flamengo
Na estréia de Silas, quem dominou a partida foi a raposa. A equipe sobrou em campo, tanto taticamente como fisicamente. O gol foi de Robert.
Atlético-PR 2x1 Ceará
O Furacão teve muita dificuldade de furar a melhor defesa. Mesmo marcando a saída de bola, não encontrava espaços, e com poucas chances, assim foi a primeira etapa. Mais aberto na segunda, o ataque paranaense chegou ao gol aos 17 minutos com Branquinho. Aí o Ceará recucou e foi pressionado pelo Atlético até o fim da partida.
São Paulo 2x1 Atlético-GO
Enfim, vitória! Há um mês o tricolor não sabia o que era isso. Aos 24 do 1º tempo, Xandão abriu o placar. O empate veio aos 6 do segundo, com Juninho. O São Paulo tinha muitas improvisações, mas Dagoberto, que estava no banco, entrou e deu a vitória ao tricolor aos 24 do segundo tempo.
Os velhos românticos batem cabeça até hoje pra definir e diferenciar amor e paixão, pois eu digo que tenho a mesma idéia para definir se o que o corintiano sente pelo Corinthians é amor ou paixão. Paixão, ou amor, que vai além das arquibancadas dos estádios paulistas e atravessa o mundo. Não importa onde o Corinthians estiver. Haverá sempre um corintiano. Um não, centenas, milhares.
Times que encantaram tarde e noites de Domingos permanecem na memória de uma nação que só faz crescer. Nação que não faz a mínima questão de ser chamados de loucos. Nação que esquece sua grandeza e minimiza pra um bando. Bando de Loucos! Loucos por ti, Corinthians!
Tão grande és tu e tua torcida fiel. Gaviões da Fiel! Que voam tão alto quanto o clube no qual doam suas vidas por um amor centenário. Amor que não merece nunca morrer. "Porque corintiano é acostumado a sofrer". Mas é nas vitórias conquistadas pelo sofrimento que engrandece mais e mais este clube.
Admiração e reconhecimento são sentimentos que sinto pela instituição ou "sentimento" chamado Corinthians. Neste dia tão importante na história desse gigante, venho agradecer aos fiéis de um bando louco, por sua existência. Vocês fazem o futebol brasileiro mais prazeroso.