Cristian poderá ser punido por comemoração
A comemoração com gestos ofensivos de Cristian no jogo de ontem contra o São Paulo pode ter um preço alto para o jogador do Corinthians.
Ao sair comemorando com os dedos médios levantados, o atleta feriu a ética do esporte e deve ser denunciado pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) de São Paulo.
O procurador Antonio Carlos Meccia analisou as imagens do jogo, tanto em vídeo quanto em fotografias, e convocou o jogador corintiano para esclarecimentos. Na próxima sexta, às 14 horas, Cristian prestará depoimento, assim como o árbitro da partida, Salvio Spínola Fagundes, os auxiliares e o delegado do jogo.
Se for a julgamento, o volante pode desfalcar o Corinthians na decisão do Campeonato Paulista. Enquadrado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, ele pode ser suspenso por até dez partidas.
Cristian entrou para o hall de jogadores que extrapolaram a emoção na hora da comemoração e fizeram da alegria um ato impensado e ofensivo. "Muitas vezes não é de forma intencional", explicou Katia Rubio, especialista em psicologia no esporte. "O momento de comemorar envolve emoções que estão contidas durante o jogo. É difícil para nós, latinos, ter o controle da situação. Temos essa coisa de sempre buscar o limite".
A profissional, no momento do gol, não viu o gesto de Cristian, que correu em direção à torcida do São Paulo. "Só reparei no replay e vi como ofensivo. E é curioso como no seu discurso (do volante) ele coloca elementos como ''sofrimento'' para justificar muitas coisas. Esse discurso talvez camufle uma intencionalidade agressiva no seu gesto". Após o duelo, o jogador corintiano mostrou arrependimento. "Peço desculpas se ofendi alguém".
O gesto é usado como ofensiva a União de Punho Cruzados (União de torcidas organizadas de alguns clubes brasileiros) no qual as torcidas Tricolor Independente e Dragões da Real, ambas do São Paulo, fazem parte.






