Elefante Branco? Copa do Brasil poderia ser uma solução.
Postado por Cristiano Roberto |
|
Tags
Arena Pernambuco,
Bayern de Munique,
Champions League,
Chelsea,
Copa do Brasil,
Copa do Mundo 2014,
Corinthians,
Flamengo,
Náutico
| Comente!
Champions League tem final em jogo único em estádio neutro pré definido. |
Náutico será o mandante das partidas na Arena Pernambuco após a Copa do Mundo |
Se a Copa do Mundo tivesse acontecido no ano passado, Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Manaus e Natal não teria clubes na primeira divisão. Quase metade das sedes do mundial. Daí sempre surge o temor sobre os elefantes brancos. Termo usado para estádio que não recebem grandes competições e com isso grandes públicos. Serão milhões de dinheiro jogado no ralo. Entendendo que seria um desperdício, um bom modelo para que isso seja evitado é adotar o exemplo da Champions League da Europa. EM 2012 por exemplo, a final da competição foi em Munique, na Alemanha. A final decidida entre um clube inglês (Chelsea) e um alemão(Bayern de Munique) poderia ser decidido por qualquer outro time de um país diferente da sede oficial da decisão. Já imaginou Flamengo e Corinthians disputando a final da Copa do Brasil de 2015 em Maceió? Isso divulgaria os dois clubes na cidade e ainda seria uma brecha enorme pra o marketing das equipes investirem em ações em lugares onde há torcedores indecisos ou até simpatizantes por estes. Fica a ideia!
[ Leia + ]
Kleberson faz primeiro gol no Castelão novo, e Bahia vence Ceará
Postado por Cristiano Roberto |
|
Tags
Arena Castelão,
Bahia,
Ceará,
Copa do Nordeste,
Kleberson
| Comente!
Dono da noite, nome na história. Kleberson escreveu seu nome ao marcar primeiro gol na nova Arena. |
Coube a um campeão mundial pela Seleção a honra de ser o herói do jogo da reinauguração do Castelão, primeiro estádio reformado para as Copas das Confederações de 2013 e do Mundo de 2014 a receber uma partida. No jogo de fundo da rodada dupla da Copa do Nordeste, Kleberson fez o gol da vitória do Bahia sobre o Ceará por 1 a 0, em Fortaleza. Com o resultado, o Tricolor de Salvador assumiu a liderança do grupo A, com sete pontos. O Vovô perdeu uma posição e ficou em terceiro lugar, com quatro. Em campo, cearenses e baianos não mostraram muita coisa. Em todo o jogo, foram cinco lances perigosos e nada mais. No restante, um festival de bolas perdidas, passes errados e finalizações mal executadas. Na próxima rodada, as duas equipes voltam a se encontrar no Estádio de Pituaçu, quinta-feira que vem, desta vez na Bahia, às 21h15m (horário local) e 22h15m (de Brasília). [ Leia + ]
Tudo igual na reinauguração do Castelão
Postado por Cristiano Roberto |
|
Tags
Arena Castelão,
Copa do Nordeste,
Fortaleza,
Sport Recife
| Comente!
Duelos de leões ficou sem bola na rede. |
Por GLOBO.COM e Blog do Torcedor
Em um jogo onde os visitantes dominaram. O Sport foi melhor mais não conseguiu balançar as redes do Fortaleza no jogo de abertura do Castelão.
O Sport desperdiçou uma grande chance de conseguir sua segunda vitória seguida na Copa do Nordeste neste domingo (27), diante do Fortaleza, no primeiro jogo da Arena Castelão, em Fortaleza. Os leões perderam diversas oportunidades, sobretudo no segundo tempo e terminaram no empate por 0x0. O ponto deixou a equipe da Ilha com cinco pontos, agora no segundo lugar do grupo B, já que o Confiança venceu o Sousa e chegou aos seis pontos. Na próxima quinta, o rubro-negro encara o Fortaleza, na Ilha do Retiro.
A proposta do técnico Vadão de o Sport pressionar o adversário no campo de ataque surtiu efeito nos primeiros cinco minutos. O jogo limitou-se ao campo defensivo dos donos da casa e o time pernambucano ganhou na posse de bola. Faltou apenas criar situações para alguém finalizar, o que não aconteceu. No primeiro minuto, Felipe Azevedo pegou a sobra de um escanteio e mandou por cima. E só.
Se a marcação estava dando conta do recado, o mesmo não se pôde dizer do passe. Na hora de armar as jogadas, os jogadores leoninos, principalmente entre os meias e atacantes. Sem aproximação, os erros se sucediam e facilitavam a vida do Fortaleza, que começou a explorar os contra-ataques. Assim, conseguiu três finalizações em sequência. Na primeira, Esley mandou rasteiro, de fora da área, e Magrão defendeu. Na segunda, Assisinho mandou por cima. Na terceira, Jaílson recebeu no lado direito da grande área e mandou raspando a trave.
De seu lado, o time de branco voltou a chegar mais perto com Marcos Aurélio. Aos 19 ele chutou em cima de Marinho Donizete. Muito pouco para uma equipe que, no papel, mostrava-se mais criativa que o adversário. O posicionamento dos jogadores também foi outro fator a contribuir pela inapetência leonina. Marcos Aurélio jogou centralizado na maior parte do tempo, com Roger, um jogador com bem menos mobilidade e velocidade, deslocado para o lado esquerdo. Para completar, Hugo não conseguia dar sequência às jogadas.
O goleiro João Carlos veio fazer a primeira defesa aos 32 minutos. De fora da área, Roger buscou o ângulo esquerdo e o goleiro cearense voou para defender. A resposta do Tricolor do Pici teve a colaboração do zagueiro Mateus Alves. Ele tentou driblar Jaílson na meia-lua. O atacante levou a melhor e, para completar, Magrão atirou-se antes do chute. Mas como a bola veio fraca, teve tempo para se recuperar.
O time da Ilha voltou a controlar o jogo nos dez minutos finais e até pôde descer para o vestiário em vantagem. Num raro momento de acertar três passes seguidos, Felipe Azevedo cruzou rasteiro e Roger tentou de letra. A bola sobrou para Cicinho chutar na trave, aos 38. Felipe Azevedo tem sua chance aos 41, quando Marinho falhou ao tentar cortar cruzamento. Ele dominou e chutou torto, para fora.
O bom momento na reta final do primeiro tempo continuou no início do segundo. Aliás, o Sport até melhorou um pouco no fundamento passe. Prova disso foi o volume de jogo flagrantemente superior ao do Fortaleza. Prova disso foi que em 13 minutos, os rubro-negros finalizaram seis vezes. Ao menos duas delas poderiam ter se transformado em gols. Aos três, Cicinho bateu falta da direita e Roger cabeceou sozinho. Mas mandou em cima do goleiro João Carlos. Sete minutos depois, Felipe Azevedo fez fila na defesa vermelha, azul e branca e chutou de bico, por cima.
O Fortaleza limitou-se a duas tentativas de Assisinho, uma delas batendo falta em cima da barreira. Quando deveria continuar a pressão para marcar o gol que se desenhava, o Sport tomou o caminho inverso e mudou o estilo de jogo. Passou a arriscar o passe longo. Isso facilitou a vida da defesa adversária e deu margem para contra-ataques.
O primeiro deles aconteceu aos 36. Rafael Lomas acionou Jaílson, que foi à linha de fundo, acompanhado pelos dois zagueiros do Sport. Ele cruzou para trás e Lomas apareceu sozinho, mas chutou por cima. A essa altura do jogo, Vadão já acionara Felipe Menezes, Gilsinho e Renê nos lugares de Hugo, Marcos Aurélio e Reinaldo, este último machucado.
Mas o panorama não mudou. O time mergulhou em sucessivos erros e já não deixava os atacantes em condições de finalizar. Gilsinho não fez mais do que Marcos Aurélio estava fazendo e, para piorar, Felipe Azevedo, a melhor válvula de escape, deu claros sinais de desgaste. Desa forma, Felipe Menezes não teve com quem dialogar. Aos 46, num contra-ataque, Gilsinho arrancou pela esquerda e chutou rasteiro. João Carlos desviou para fora.
NOTA LAMENTÁVEL Torcedor do Sport é preso ao quebrar uma cadeira do Castelão. Membro da Torcida Jovem do Sport foi preso em flagrante na partida acusado de Danos ao Patrimônio Público.
Ficha do jogo: Fortaleza: João Carlos; Luís Felipe (Rafael Lomas), Ciro Sena, Ronaldo Angelim e Marinho Donizete; Lucas, Esley, Everton e Leandro Guerreiro (André Luiz); Assisinho e Jaílson (Vinícius). Técnico: Vica. Sport: Magrão; Cicinho, Gabriel, Mateus e Reinaldo (Renê); Fábio Bahia, Rithely e Hugo (Felipe Menezes); Marcos Aurélio (Gilsinho), Roger e Felipe Azevedo. Técnico: Vadão. Local: Arena Castelão. Árbitro: Ítalo Medeiros de Azevedo (RN). Assistentes: Izac Márcio Oliveira e Vinícius Melo de Lima (ambos do RN). Gols: . Cartões amarelos: Lucas, Marcos Aurélio e Hugo. [ Leia + ]
Rodada dupla na inauguração do Castelão
Postado por Cristiano Roberto |
|
Tags
Arena Castelão,
Bahia,
Ceará,
Copa das Confederações 2013,
Copa do Mundo 2014,
Copa do Nordeste,
Fortaleza,
Sport Recife
| Comente!
Palco da Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014, Castelão será oficialmente inaugurado hoje com clássicos nordestinos. |
Um ano e dez meses depois de iniciar a sua reforma o Estádio Governador Plácido Castelo, famoso Castelão, abre novamente as portas para o público apaixonado por futebol. Com uma rodada dupla com os grandes clubes da região se enfrentando pela badalada Copa do Nordeste.
No primeiro jogo do novo Castelão, agora Arena Castelão, Fortaleza enfrentará o Sport Recife em partida válida pelo grupo B da Copa. O Sport é o líder do grupo com 4 pontos, um a mais que o Fortaleza. As duas equipes vêm de vitória na rodada anterior e promete muita emoção neste jogo. Na segunda partida, outro clássico nordestino. Ceará e Bahia fazem um duelo envolvendo as duas maiores torcidas de seus respectivos estados. No embolado grupo A, onde Bahia, Ceará e Itabaina têm todos 4 pontos, esse jogo pode valer a liderança pra o vitorioso da noite.
As partidas terão nas tribunas personalidades ilustres como o ex-jogador e membro do COL (Comitê Organizador Local), Ronaldo (Fenômeno), Jerome Valcke da FIFA, entre outros notáveis. Isso sem contar que o mundo inteiro estará de olho no Nordeste. É uma ótima oportunidade pra a região e jogadores que atuam nesta praça se destacarem. [ Leia + ]
Assinar:
Postagens (Atom)