A 30ª rodada está bastante agitada. Ela apimentou de vez a Série B. O Sport, com a boa vitória sobre o Duque de Caxias, diminuiu a distância para o G4 de 6 para 3 pontos, ajudado pelas derrotas de Bahia e América-MG. Já Coritiba e Figueirense mostraram porque são as equipes mais regulares do campeonato e estão muito próximas do acesso.
Em São Januário, o Sport transformou uma partida que tinha tudo para ser dura em um jogo tranquilo. O time de Geninho, com 3 zagueiros, jogou muito bem, seguro na marcação e eficiente no ataque, e venceu por 3 a 1, gols de Wilson, Dadá e Ciro (este artilheiro isolado da Série B, com 16 gols). Com o resultado, chegou aos 49 pontos e aproveitou os tropeços de América-MG e Bahia para encostar no G4. A diferença para as 2 equipes é de 3 pontos, mas como o Coelho tem 2 vitórias a mais, na prática, o Leão precisa tirar 4 pontos do time mineiro. Na próxima rodada, a equipe tem clássico contra um Náutico mergulhado na crise.
Embora tenha se aproximado do grupo dos 4 primeiros, a tarefa do Sport continua sendo bastante complicada. Para se ter uma ideia, esta continua sendo a maior distância do 4° para o 5° colocado na Era dos Pontos Corridos. Apenas 1 vez uma desvantagem de 3 pontos em relação a um dos clubes do G4 foi revertida faltando 8 jogos ou menos.
A favor do Rubro-Negro, os números recentes da equipe. Desde a 13ªClassificação do returno após 11 rodadas rodada, quando Geninho assumiu, o Sport tem o melhor aproveitamento entre os 20 clubes (68,5% ). No returno, o time pernambucano tem a 2ª melhor campanha, atrás apenas do Coritiba (veja ao lado).
O problema é que América-MG e Bahia têm desempenhos parecidos no 2° turno, ou seja, não houve uma queda de rendimento dessas equipes. Nessa rodada, porém, os 2 times foram mal. O Tricolor caiu diante do Figueirense fora de casa, em um resultado até normal pela qualidade do adversário. O problema é que os baianos não jogaram bem e foram dominados durante quase todo jogo. O placar adverso só não foi maior porque Fernando teve uma das melhores atuações que eu já vi de um goleiro. Já o América sofreu uma derrota que não esperava, apesar do ASA viver um excelente momento – basta ver a classificação do returno. Foi a 5ª vitória seguida dos alagoanos, que não se preocupam mais com rebaixamento. O ASA, aliás, é o próximo do Bahia, em Pituaçu. Já o Coelho viaja ao Rio de Janeiro para tentar a recuperação diante do Duque de Caxias.
Quem está tranquilo na ponta da tabela são Coritiba e Figueirense. O CoxaJogadores comemoram um dos gols do Coritiba (Pedro Serápio/Agência Gazeta do Povo) segue mais líder do que nunca. Tomou um susto do Vila Nova, mas depois sapecou 5 a 1 e, além de manter a primeira posição, com 59 pontos, tornou-se o melhor ataque da Série B, com 55 gols. Pelas minhas contas, 2 vitórias nos 8 jogos que restam são mais do que suficientes para assegurar uma das vagas na Série A em 2011. O Figueira, por sua vez, ganhou o confronto direto contra o Bahia e, “de brinde”, viu outro rival, o América, perder em casa. Resultado: abriu 3 pontos para os adversários do G4 e 6 para o 5° colocado.
E o melhor, jogou bem. Aliás, muito bem. Como escrevi acima, não fosse o goleiro Fernando e o placar teria sido bem maior. O toque de bola e a força ofensiva do time de Márcio Goiano mais uma vez apereceram e o acesso também é questão de tempo. Um dado interessante, que comprova que essas são as 2 melhores equipes da Série B: Coritiba e Figueirense são os que ficaram mais rodadas no G4, 23.
A Ponte Preta, que poderia se aproveitar na rodada, perdeu novamente, desta vez para o Bragantino, no Moisés Lucarelli, e praticamente deu adeus às chances de subir. Quem voltou a ter esperanças é a Portuguesa, que derrotou o São Caetano. A missão da Lusa, no entanto, é difícil, pois são 6 pontos atrás do G4. Mas o time vem embalado pelas 2 vitórias seguidas com Sérgio Guedes no comando. Não custa nada sonhar!
Briga acirrada na parte de baixo da tabela
Se na luta pelo acesso o Sport conseguiu tirar uma boa vantagem, na parteErivelto comemora o gol da vitória do Brasiliense sobre o Ipatinga (Claudio Bispo/Brasiliensefc.com.br) de baixo da classificação não tivemos muitas alterações. O grande resultado da noite foi conquistado pelo Brasiliense, que, após 6 partidas, finalmente venceu sob o comando de Andrade e logo num confronto direto: 1 a 0 sobre o Ipatinga. Mas a exibição do time candango não foi boa e, na minha opinião, os mineiros mereciam um placar melhor, até mesmo uma vitória. Como o que vale é bola na rede, o Jacaré subiu para 17° e diminuiu a diferença para o Vila Nova para 4 pontos. Na próxima rodada as 2 equipes se enfrentam no Serra Dourada, em mais uma decisão. O Ipatinga, com 30 pontos, recebe o Bragantino e pode se aproveitar do resultado em Goiânia para melhorar sua situação.
Pra mim, a briga para não cair vai até o Guaratinguetá, o 13°, com 39 pontos. Incluí o Guará nessa pelo péssimo momento do time na competição. No returno, a equipe paulista tem a 3ª pior campanha e não vence há 5 jogos. Para completar, vive uma crise com a torcida e com os moradores da cidade, já que o clube vai mudar de município em 2011: vai para Americana.
O Náutico só não está em situação pior por causa da ótima campanha nas 10 primeiras rodadas, quando era líder com 76,6% de aproveitamento. Desde então, o Timbu conquistou apenas 23,3% dos pontos (14 de 60 disputados), o pior entre os 20 clubes da Série B. No 2° turno, o Alvirrubro também está em último. Para completar, a goleada sofrida nos Aflitos para o Paraná (4 a 1) aumentou ainda mais a crise no clube. A paciência da torcida acabou de vez e muitos protestos aconteceram no estádio. No final do jogo, o lateral César Prates, um dos mais criticados, afirmou que os salários estão 3 meses atrasados e disse que tudo era uma “palhaçada”. O técnico Roberto Fernandes, apesar de garantir que o clube não cai para a Série C, admitiu que há outros atletas insatisfeitos. A distância para o Z4 ainda é relativamente confortável (6 pontos), mas é menor a cada rodada. O próximo jogo é contra o Sport e nova derrota pode aumentar ainda mais a pressão alvirrubra.
Um dado para o Timbu se preocupar e para animar os times que estão embaixo. Abre o olho Náutico!
Acesse já o Ilha online: Clique aqui! [ Leia + ]
A rodada desta terça-feira (19) promete esquentar mais ainda a briga pelo G-4, grupo de acesso à elite do futebol nacional.
Os jogos válidos pela trigésima rodada serão:
19h30 | no estádio Dario Leite
Guaratinguetá x Icasa
19h30 | Anacleto Campanela
São Caetano x Portuguesa
19h30 | Serejão
Brasiliense x Ipatinga
19h30 | Moisés Lucarelli
Ponte Preta x Bragantino
21h | Couto Pereira
Coritiba x Vila Nova-GO
21h | Orlando Scarpelli
Figueirense x Bahia
21h50 | São Januário
Duque de Caxias x Sport
21h50 | Aflitos
Náutico x Paraná
21h50 | Machadão
América-RN x Santo André
21h50 | Arena do Jacaré
América-MG x ASA
É bom lembrar que os jogos são no horário de Brasília.
Lúcio: Tira a mão de mim Seu Merda. Você é um merda!
Foi assim que Lúcio respondeu o empurrão e xingamentos de Felipe Melo contra ele após uma entrada dura do zagueiro no goleiro da Juventus no clássico italiano.
Lúcio foi o capital da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010, onde o Brasil foi eliminado nas oitavas-de-finais e, Felipe Melo saiu por vilão após ser expulso da partida.